Scajho e CDL homenageiam 12 mulheres com show de três tenores

Prestando homenagem a doze mulheres joaçabenses, a Scajho e a CDL promoveram na noite desta terça-feira (7) um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Ao som da banda “Os Invencíveis”, três tenores emocionaram o público com canções imortais. “O público veio aplaudir a beleza, o encanto, a vida em sua plenitude, pois tudo isso está contido na essência de toda mulher e na arte que move a nossa Scajho.” disse Sergio De Carli, presidente interino da entidade, em emocionado discurso.

Scajho e CDL homenageiam 12 mulheres
Scajho e CDL homenageiam 12 mulheres

O empresário Marcelo Risson, presidente da CDL, agradeceu a todos as empresas que colaboraram com o evento, ressaltando que a parceria com a Scajho espelha o quanto a cultura pode ser fomentada através da união de forças, e que Joaçaba tem perfil especial para isso.

Falando sobre as homenageadas, Jaime Telles, orador da Scajho e coordenador do evento, afirmou que “dentre tantas mulheres, por diferentes motivos, as homenageadas representam o trabalho, o talento, a determinação, e a participação ativa em momentos históricos, entre outros. Por isso, com o devido respeito, elas representam, simbolicamente, todas as mulheres de Joaçaba”. A filmagem do evento ficou a cargo da VMS Vídeo e as fotos do Jornalista Marcelo Santos.

Os três tenores emocionaram o público com canções imortais
Os três tenores emocionaram o público com canções imortais

OS TENORES:

Edenilson Alves – Cantor, compositor, arranjador e graduando no curso de Licenciatura em Música pela Faculdade Metropolitana de Santos/SP. Trabalhou como regente de bandas marciais, inclusive da Fundação Musical Fascinação de Porto União/SC, Banda Marcial Municipal de Cruz Machado/PR e Banda Municipal de Paula Freitas/PR. É regente do Coral da terceira idade de General Carneiro/PR. Participa de festivais de interpretação da musica MPB, Gospel, Italiana e sertanejo em vários estados como no Paraná, Santa Cataria, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do sul, onde já acumula mais de trezentos troféus.

Paulo Baggio – Músico autodidata, compositor e cantor premiado em mais de duas centenas de festivais da canção, inclusive em nível nacional.
Sua versatilidade somou experiências em várias bandas, com: Clarins de Prata, Grupo Prisma, Grupo Cheiro de Mato, Grupo Gostinho Brasileiro e atualmente é vocalista da Big Band Carlos Gomes. Dos tempos em que atuou exclusivamente como músico, ao longo de muitos anos, guarda a lembrança de mais de cento e cinquenta casamentos animados por ele. Atualmente atua esporadicamente em eventos particulares, festas e convenções.

Marcos Medeiros – Iniciou na música aos 10 anos de idade. Aos 16 foi guitarrista de banda. Aos 17 iniciou como cantor de festivais, onde é reconhecido nos festivais do sul do Brasil como Marcos Cristiano, conquistando mais de 80 títulos de campeão, ainda atribui ao seu currículo, o título de melhor cantor do estado, no 1º FEMIC (2006).
Formado em teoria musical e solfejo e violão clássico (curso técnico), na Casa da Cultura Maria Rosa de Xanxerê/SC. Estudou diversos workshops de música nos três estados do sul. Participou de Simpósios de Música na Escola. Atualmente atua como empresário e professor de música, professor de corais, técnica vocal e instrumentos diversos. AÉ acadêmico do 5º período de música pelo UNIS, Centro Universitário do Sul de Minas Gerais.

Mulheres homenageadas

Dionilce Arcari Montenegro – Matriarca da família que doou à CDL o terreno para construção do Monumento Frei Bruno. Se hoje Joaçaba ostenta aquela majestosa obra de arte, emoldurada pela montanha, é porque o primeiro passo foi a boa vontade da família Montenegro, que ao doar o terreno, desencadeou outras ações voluntárias. Nossa homenageada representa todas aquelas forças vivas, que nos legaram o Monumento Frei Bruno, ícone visual da região Meio Oeste.

Tenente Coronel PM Lucimar Savaris – Depois de alguns anos, galgando importantes postos como oficial da Polícia Militar, no ano de 2014 foi promovida a Tenente Coronel e alcançou algo inédito: aceitou o convite do alto comando da PMSC e assumiu o comando do 26º BPM. A primeira mulher comandante de um Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina.

Marilena Zanoelo Detoni – Secretária Municipal de Educação de Joaçaba por três gestões e atual Presidente licenciada da Scajho.
Mesmo licenciada, continua ajudando a entidade. Tanto que acaba de confirmar a nova parceria com a Prefeitura, que ajudará no custeio das oficinas de arte do teatro, que atendem, gratuitamente, a mais de 500 alunos.

Nelsa Schatz – A colonização de nossa região tem como base a pequena propriedade e representa a resistência de muitas famílias que, mesmo inseridas na sociedade urbana, continuam residindo no meio rural e contribuindo com o movimento econômico com diversificadas atividades e mantendo nossas ricas tradições, especialmente na culinária. Ela é agricultora e dedica-se à causa de sua gente, como presidente da Associação Municipal de Mulheres Agricultoras Joaçaba.

Solange Bareta Madrik – A empresária é a única que ocupou a presidência da CDL de Joaçaba, honrando a entidade com sua gestão. Ela continua dedicando-se à classe empresarial, como sempre. Prova disso que hoje é presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Meio Oeste Catarinense – Sindilojas, que abrange 12 municípios da Região Meio Oeste Catarinense.

Nair Thrum Motta – Entre outras entidades benfazejas, Joaçaba tem a Rede Feminina de Combate ao Câncer, cujo propósito é proteger a mulher, orientando-a no sentido de prevenir o câncer, e especialmente, devolvendo esperança e autoestima, mobilizando a sociedade com ações de grande alcance social, com responsabilidade, comprometimento e ética. Ela foi reeleita presidente da entidade e o abraço que lhe oferecemos é extensivo a todas as voluntárias e todos os apoiadores desta causa, que é de toda sociedade.

Anna Lindner von Pichler – É a própria cultura que permeia e ilustra suas ações voluntárias e benfazejas. Onde há uma boa causa, lá está ela. Filha de imigrantes austríacos herdou rigor e primazia, entre outras qualidades que a diferem, notadamente nas questões de interesse coletivo. Por 17 anos, foi Consul Honorária da Áustria em Treze Tílias, aproximando duas nações com diplomacia e serviço. Entre 2001 e 2002, integrou valorosa equipe de voluntários, quando atuação teve inegável relevância nas ações que culminaram na conclusão e inauguração deste teatro. Depois, foi presidente da Scajho por duas produtivas e ilibadas gestões.

Suely Maria dos Santos – A CDL é muito grata aos trabalhadores no comércio. E para esta nossa homenageada, o trabalho começou na infância e se estendeu por 42 anos como comerciária. Formada em Contabilidade e Recursos Humanos, fez a sua parte com grandeza. Dedicada ao sindicato de sua categoria, há mais de 25 anos. Sempre se fez útil, sem esperar que alguém chamasse. Hoje aqui, ela simboliza tantas outras comerciárias que dedicaram décadas de efetivo trabalho em prol do desenvolvimento desta rica região. É mais uma trabalhadora, mãe, avó. Gente da nossa cidade.

Vitória Toaldo Russowsky – Cantora e incentivadora cultural, que inspirou seu esposo, Dr. Miguel Russowski, de saudosa memória, a permanecer em Joaçaba, quando, no início da carreira, o jovem médico só não foi embora porque se apaixonou pela jovem Vitória. A mesma paixão está viva, nas premiadas poesias e no hino de Joaçaba, de autoria daquele inesquecível scajheano, que também integrou-se à administração deste teatro, influenciado por aquela voz, que, ao lado de outras magníficas cantoras da Scajho, mereceu décadas de aplausos.

Sueli Vieira Sarmento Bernardi – Na infância, o pão de cada dia chegava à sua mesa à custa de muito suor. Literalmente, pois seu pai trabalhava quebrando pedras a golpes de marreta. Hoje a filha do “marroeiro” lida com projetos como: Polos Setoriais Industriais/Microcrédito/Polos Multi Setoriais/Economia Verde/ o nosso Vias Gastronômicas, além de arranjos produtivos locais, os APLs. Um deles deu origem à Rota da Amizade Convention and Visitors Bureau, além do Vereadas Santa Helena, entre outros. Especialista em gestão empresarial, foi a primeira mulher a assumir o cargo de Coordenadora regional no Sebrae/SC, atendendo a 34 municípios, como Coordenadora Regional do Sebrae Meio Oeste. E amanhã, ela completará 27 de trabalho no Sebrae.

Lucilla Coppi – No ano de 1967, quando Joaçaba comemorou seus cinquentenário, ela era a Primeira Dama do Município e vivenciou, ao lado do esposo, o saudoso ex-prefeito Udilo Antonio Coppi, as memoráveis comemorações que emocionaram o povo de Joaçaba. Mesmo período em que nascia a nossa CDL de Joaçaba.
Nosso respeito e nosso carinho a todas as Primeiras Damas de Joaçaba, na pessoa da senhora Lucilla Coppi.

Leda Silva Kerber – Cantora lírica e voluntária cultural. Faz parte da Scajho há mais de 50 anos, onde desenvolve trabalho musical com crianças carentes. As paredes deste teatro conhecem bem o retumbar inconfundível de sua voz. A soprano menina, que mais trabalho dava ao saudoso Maestro Alfredo Sigwalt. Extrovertida e “elétrica”, ela tornava as viagens mais alegres, pregando peças nos colegas do Coral e do Grupo Cênico de Cantores da Scajho. Mas, na hora de cantar, todos sabiam que ela faria e ainda faz toda diferença.

 

Fonte: Ascom CDL/Joaçaba

Veja agora

Herval Peças e Ferragens e Construtora Vidal inauguram nova sede em Herval d’Oeste

A manhã desta quarta-feira (28) marcou um importante avanço na história dos empreendimentos Herval Peças …