O inverno começou a 1h24 desta quarta-feira (21) com temperaturas típicas da estação. Uma massa de ar frio predomina sobre o Sul do país, fazendo os dias amanhecerem gelados em todo o estado. Nas partes mais altas de SC, a temperatura ficou em torno dos 3ºC nas primeiras horas da manhã.
A previsão é de sol em todas as regiões, com exceção para o Litoral Norte e parte da Grande Florianópolis, onde há chance de chuva fraca e isolada no decorrer do dia. Segundo o meteorologista Clóvis Corrêa, da Epagri/Ciram, o inverno será marcada pelo frio típico da estação. “Devemos ter um inverno dentro da normalidade, pois não deve ocorrer nenhum evento extremo, como a influência do La Niño e La Niña”, explica. Corrêa também reforça que é comum que antes da chegada de frente fria, que provoca chuva, haja um certo aquecimento no estado.
Em geral, o volume de chuva deve ficar dentro da normalidade, com tempo mais seco em agosto.
Inverno
A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático e é determinada pelos astrônomos, não pelos meteorologistas. Em países do hemisfério sul, como é o caso do Brasil, o solstício de inverno acontece quando o sol atinge a maior declinação de acordo com a linha do Equador, com a noite mais longa do ano e menor incidência de luz solar neste hemisfério. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro (solstício de verão no hemisfério Sul) e em junho (solstício de inverno no hemisfério Sul).
Fonte: Epagri/Ciram