Município de Joaçaba é referência no artesanato

20_06_2017_ogidflfg

Transformar lã de ovelha em peças de vestuário, decoração e edredons é o que um grupo de mulheres realiza na Comunidade de Santa Helena, em Joaçaba. Para conhecer este trabalho, no último sábado (17), representantes do Projeto Integrar, dos municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba, que visa fortalecer o turismo e a cultura na região, visitaram a Associação Veredas Santa Helena. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Avila e sua equipe recepcionaram os visitantes. O encontro teve como objetivo trocar experiências e formar novas parcerias.

O Projeto Veredas Santa Helena, que tem como essência o conceito de sustentabilidade, reúne artesãs da Comunidade de Santa Helena que de forma associativa desenvolvem um trabalho artesanal a partir de lã da tosquia das ovelhas, transformando em peças de vestuário, decoração e edredons. Ainda aproveitam resíduos de couro em algumas peças como um diferencial.

A Associação Veredas Santa Helena atua em Joaçaba desde 2013 e é formada por mulheres da área rural que perceberam nessa atividade, uma forma de ocupação e agregação de renda no orçamento familiar. A sede da associação está localizada na Rua das Flores, no Distrito de Santa Helena. “Nosso trabalho é muito importante pois resgatamos a cultura de nossos antepassados, que é fabricar seu próprio cobertor.  Nós produzimos edredons de lã de ovelha e também tecemos no tear lindos ponchos, mantas, cachecóis, mantas para sofá, entre outros”, explicou Ivete Ana Argenton Zibetti, presidente da associação.

Após a visita na Comunidade de Santa Helena, os visitantes passaram no Studio AZ Artesanato para conhecer o trabalho da Dona Rosvita Zagonel que produz artesanatos com palha de milho e outros materiais e é referência como empreendedora individual no artesanato local.

Em Joaçaba, além do artesanato com a utilização da lã de ovelha, também tem o artesanato em palha de trigo, tecido, tela, madeira, entre outras matérias – primas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja agora

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

Na noite dessa segunda-feira (22) na BR-101, em Paulo Lopes, policiais rodoviários federais abordaram uma …