Vereadores cobram políticas para preservação dos recursos hídricos

Em comum acordo, os vereadores irão encaminhar ofício ao governo do Estado de Santa Catarina e à Prefeitura de Joaçaba, sugerindo que sejam ampliados os investimentos no fortalecimento dos Comitês das Bacias Hidrográficas em Santa Catarina. A iniciativa surgiu com a vinda do representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe à sessão da Câmara de Vereadores de Joaçaba na terça-feira (2).

Vereadores cobram políticas para preservação dos recursos hídricos
Vereadores cobram políticas para preservação dos recursos hídricos

Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, Ricardo Menezes disse que o comitê tem projetos para a revitalização do Rio do Tigre – que nasce e encerra o seu percurso na cidade de Joaçaba – que já existe legislação para amparar as ações, assim como tecnologias mas, não existem recursos.

“Estamos há dois anos sem receber recursos do governo do Estado e também não recebemos o devido apoio por parte do município. Não fosse a universidade (Unoesc) o comitê nem sequer existiria”, lamentou ele, que voltou a falar sobre as diversas ações necessárias para a preservação dos recursos hídricos.

Simae: o diretor presidente do Simae, Paulo Cesar Lamin, também esteve na tribuna para falar sobre as ações da instituição no âmbito da preservação das nascentes e da qualidade das águas fluviais do município de Joaçaba e da região. Lamin apresentou dados sobre índices de cobertura de água e esgoto, correta utilização da rede coletora de esgoto, combate a perdas de água e demais ações ambientais.

“Busquei trazer informações que possam servir de norte para a tomada de decisão dos vereadores em relação ao futuro e a sustentabilidade do município e da região”, afirmou ele. O Simae – Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto – atende aos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna com o serviço de distribuição de água e esgotamento sanitário.

Chico: o vereador Chico Lopes, que foi quem fez o convite para o uso desta tribuna, disse que é preciso uma união de esforços para que políticas públicas voltadas à preservação dos recursos hídricos sejam mais incentivadas e valorizadas.

Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação

Veja agora

Polícia realiza prisões de envolvidos com o tráfico de drogas no Bairro São Jorge

As Polícias Civil e Militar de Joaçaba e Herval d’Oeste, em operação conjunta, cumpriram mandado …