Sesc realiza Maratona de Contos em Joaçaba, de 12 a 19/08

Com o objetivo show_image.phpde fomentar e consolidar hábitos de leitura, valorizar o livro e a literatura e dar acesso a espetáculos de contação de histórias e formações, o Sesc realiza a Maratona de Contos 2017. A programação é gratuita e acontece de 12 a 19 de agosto, com apresentações para crianças, jovens e adultos, oficina, mostra literária e cinema, em diversos locais.

O espetáculo “Imagina Só!”, com Paulo Freire e Josiane Geroldi abre o evento no sábado, 12/08, às 20h, na unidade do Sesc. Ele é um dos maiores violeiros e contadores de causos do Brasil, ela referência na arte de contar histórias e nos causos populares. Nesta apresentação, Dona Jô e Nhô Paulo esperam o público sentados num terreiro de casa na roça. Desfiam um novelo de causos, um arremedando o outro. Contam sobre o baile dos capetas graduados, o primeiro saci que despencou na terra, as roupas desventindo as gentes na casa de dona Bastiana, como a família do Chico Santos virou o bando de passarinho Tangará, e mais um bocado de assunto. Os causos vêm entremeados por canções e ponteados de viola. “Imagina Só” é um convite para fechar os olhos e se sentir no voo dos papagaios, desde as Veredas do Urucuia inté as barrancas do Rio Uruguai. A classificação é livre e o espetáculo é indicado para crianças a partir de 07 anos.

No domingo, 13/08, às 16h, no Monumento Frei Bruno, no bairro Flor da Serra, será apresentado o espetáculo “Um rio de histórias”, da Tenda Arte Conta Histórias. Em cena, contos populares de encantamento com a presença das águas. “Para cada roupa lavada, uma história será contada!” O espetáculo foi elaborado baseado em rumores, mitos e ditados populares nascidos na memória do povo de barrancas de rios. Ditados populares, enigmas, advinhas e canções também permeiam a trama.

A Mostra Literária Mitos e Lendas poderá ser visitada no dia 14/08 (segunda), das 09h às 11h e das 14h às 16h, na unidade do Sesc. Será possível realizar um passeio pelas histórias, lendas e personagens do folclore brasileiro, através da exposição de banners literários e apresentação de contação de histórias dentro da temática folclore nacional e contos populares.

Na terça-feira, 15/08, tem cinema para as crianças. Serão duas sessões no Sesc, uma às 9h e outra às 14h, do filme “O Conto da Princesa Kaguya”, de Isao Takahata. Esta animação é baseada no conto popular japonês “O corte do bambu”. Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas. A classificação é Livre, mas o filme é indicado para crianças a partir de 8 anos.

Nos dias 16 e 17/08 (quarta e quinta-feira), sessões curtinhas de contos da literatura infantil, da literatura de tradição oral e causos populares, chegam ao espaço escolar, para proporcionar um momento de encontro, com um contato direto, olho no olho. Uma parada, pra ouvir, imaginar e sonhar! As histórias podem entrar na sala de aula, podem entrar na biblioteca, ou no espaço mais aconchegante que a escola tiver! O Sesc envia à escola de 02 a 03 contadores de histórias.

A programação contempla ainda uma oficina de Contação de Histórias com Josiane Geroldi, da Cia. Conta Causos, nos dias 18/08 das 18h30 às 22h30 e 19/08, das 09h às 12h e 14h às 17h. As inscrições estão abertas no espaço Relacionamento de Clientes da Unidade.

O evento encerra no sábado, 19/08, às 20h, no Sesc, com o espetáculo “Visagem!”, com Josiane Geroldi. Trata-se do resultado do trabalho de pesquisa realizado pela Cia Contacausos onde as experiências, causos de visagem, relatos de assombrações, crenças, modos de vida e linguagem compilados através de pesquisa e entrevistas com moradores no oeste catarinense ganham vozes e imagens. De maneira poética, o espetáculo procura difundir e estimular o reconhecimento das expressões da cultura popular/oral cabocla do sul do Brasil. A classificação etária é 14 anos.

Mais informações:
Sesc em Joaçaba: Rua Getúlio Vargas, 285 – Centro
Telefone: (49) 3521-2379
www.sesc-sc.com.br

Veja agora

Policiais Militares recebem homenagem por salvar mulher que foi esfaqueada pelo companheiro em Herval d’Oeste

Foi aprovada por unanimidade na sessão da última segunda-feira (06), a Moção de Aplauso nº …