Semana da Saúde é destaque na Câmara de Joaçaba

Como forma de marcar a passagem da ‘Semana da Saúde’, comemorada sempre na 1ª semana do mês de abril, os vereadores receberam, em sessão desta terça-feira (4), representantes da Secretaria de Saúde de Joaçaba. Eles atenderam a um convite feito pelo vereador Sergio Favretto (PT), também presidente da Comissão de Saúde. A médica a diretora técnica da Secretaria de Saúde, Isabel Bortoli, falou sobre o tema principal deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS), abordando a criação, seus princípios, sistema de funcionamento e avanços.

Semana da Saúde é destaque na Câmara de Joaçaba
Semana da Saúde é destaque na Câmara de Joaçaba

Já o secretário de Saúde, Celso Brancher, abordou as ações e conquistas da secretaria. Entre elas, destacou a significativa redução na fila de espera para a realização de consultas e exames especializados. Segundo ele, somente nestes três primeiros meses de 2018 foram realizados mais de 2 mil atendimentos. “O tempo de espera era de alguns anos, agora as pessoas aguardam cerca de dois a três meses para serem chamadas. É uma ação que teve um custo expressivo para a secretaria mas de extrema importância para os pacientes”, disse ele.

Informou ainda o secretário que cerca de 80 cirurgias de média complexidade, na especialidade de ortopedia estão agendadas para breve. Ainda neste ano, outras 250 serão feitas no Hospital Universitário Santa Teresinha. Brancher falou ainda sobre aquisição de novos veículos, obras nas unidades de saúde e novos projetos.

Já o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Shüller, falou sobre a atuação dos conselhos de saúde, composição, atribuições, ações desenvolvidas e decisões tomadas em 2017.

Veja agora

Mesa-tenistas de Joaçaba conquistam mais 21 medalhas estaduais

Os atletas da Pró Tênis de Mesa de Joaçaba participaram de três competições estaduais nestes …