Profissionais recebem capacitação para projetos de acessibilidade

A garantia de ambientes e espaços da cidade adequados para todas as pessoas, principalmente idosos e pessoas com deficiência, é Lei. Por isso, buscando capacitar profissionais para elaboração de projetos adequados, a Unoesc promoveu entre os dias 23 de fevereiro a 17 de março de 2018 o segundo curso Presencial de Acessibilidade Aplicada.

Profissionais recebem capacitação para projetos de acessibilidade
Profissionais recebem capacitação para projetos de acessibilidade

O curso objetivou capacitar arquitetos, engenheiros, projetistas, designers, técnicos em edificações, funcionários públicos, profissionais de áreas afins e estudantes para fazer projetos, laudos e obras 100% acessíveis. As aulas aconteceram na Unoesc Joaçaba, as sextas e sábados totalizando 50h de curso presencial.

Na coordenação da segunda turma do curso esteve à frente o professor Lucas Quiocca Zampieri e a professora Angela Zamboni Piovesan, que é coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba. O curso foi uma oportunidade para os alunos elaborarem diversos projetos de acessibilidade, aliando a teoria com a prática.

Os alunos puderam ampliar o conhecimento sobre o assunto e se tornarem capacitados para projetar e executar projetos eficientes.
Os alunos puderam ampliar o conhecimento sobre o assunto e se tornarem capacitados para projetar e executar projetos eficientes.

O curso foi ministrado pelo professor especialista em Projetos e Laudos de Acessibilidade, Eduardo Ronchetti De Castro. O professor possui um site destinado a acessibilidade e diversos vídeos publicados no YouTube. Conta também com um número expressivo de trabalhos em acessibilidade, realizados no Brasil. Desde 2003, trabalha nessa área, se dedicando em aplicar soluções inovadoras e eficientes em desenho universal, deixando o imóvel totalmente acessível.

— A nossa missão é promover a adaptação de espaços públicos e privados, eliminando barreiras arquitetônicas das áreas de circulação e garantindo o direito de ir e vir a todas as pessoas, inclusive às pessoas com deficiência — afirma Ronchetti.

Com atividades aliando prática e teoria, os alunos puderam ampliar o conhecimento sobre o assunto e se tornarem capacitados para projetar e executar projetos eficientes.

— O curso foi excepcional, ensinando a compreender os valores parametrizados pelas normas técnicas de acessibilidade. Durante as aulas foram realizadas vivências, onde foi possível entender as dificuldades que uma pessoa com deficiência passa diariamente – afirma o aluno do curso Pablo de Giacometti Marcon.

Uma nova etapa do curso já vem sendo programada, nos próximos meses começarão as divulgações. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (49) 3551 2118 ou pelo e-mail: lucas.zampieri@unoesc.edu.br

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Veja agora

Homem tem perna esmagada após manobra de caminhão em Erval Velho

Nesta terça-feira, 27, um homem de 37 anos teve sua perna esmagada por um caminhão …