Professor da Unoesc Joaçaba ministra aulas no Equador

O professor do curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba, Leonardo Flores Luthi, esteve na Universidad San Francisco de Quito (USFQ), no Equador, entre os dias 13 e 18 de março. Nessa viagem, ele desenvolveu para os alunos de graduação sete aulas práticas a respeito de preparos para reabilitação oral. Sobre o mesmo tema, ele ministrou uma palestra para alunos de graduação e pós-graduação, e também para dentistas, totalizando 200 pessoas no evento. Também foram iniciados dois trabalhos de pesquisa em parceria com a USFQ e a Unoesc.

Foto:Webconferência entre os estudantes da Unoesc e da USFQ
Foto: Web conferência entre os estudantes da Unoesc e da USFQ

— Esses projetos de pesquisa, além de envolverem professores de ambas as universidades, contam com acadêmicos de graduação das duas instituições de ensino — explica o professor Leonardo.

Na USFQ, o professor Leonardo trabalhou no laboratório de prótese e nas clínicas da Faculdade de Odontologia, e visitou a Reitoria. A partir dessa experiência ele pôde observar os hábitos e costumes dos equatorianos, bem como conhecer os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas dentro da Odontologia, nesse país.

— Existe o fator cultural que sempre está presente nesse tipo de intercâmbio, pois permite observar os hábitos e costumes, como, por exemplo comida, música, língua, roupas e bebida do povo que estamos visitando. Outra questão foi observar os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas por eles dentro da Odontologia, quais são seus anseios, suas angustias e compartilhar experiências positivas e negativas com os tratamentos realizados no Brasil e no Equador — comenta o professor, sobre os aprendizados adquiridos com essa experiência.

O professor Leonardo também ressalta que essa oportunidade é única, pois fortalece os vínculos institucionais, importantes para uma universidade do porte da Unoesc. Além disso, esse momento fortalece as amizades com pessoas de outros cantos do mundo e amplia os nossos horizontes e a visão do mundo.

— Também tivemos a oportunidade de fazer uma webconferência com os nossos alunos e os alunos da UFSQ, para que pudessem compartilhar experiências vivenciadas dentro das universidades — conta o professor.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Veja agora

Servidores da Secretaria de Assistência Social de Herval d’Oeste ocuparam a tribuna da Câmara de vereadores do município

Estiveram na sessão na última segunda-feira (15), o Secretário de Assistência Social, Sérgio Moacir do …