PF cumpre em Joaçaba mandado por fraude na obtenção de benefícios do INSS

PF cumpre em Joaçaba mandado por fraude na obtenção de benefícios do INSS
PF cumpre em Joaçaba mandado por fraude na obtenção de benefícios do INSS

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Nômade, para desarticular um grupo de ciganos investigados por fraudar a obtenção de benefícios assistenciais ao idoso, concedido pelo INSS. Aproximadamente 40 policiais federais e 30 policiais militares cumprem 10 mandados de busca e apreensão, com o apoio da Polícia Militar, em Erechim/RS (3), Lages/SC (4), Joaçaba/SC (1), Curitiba/PR (1) e União da Vitória/PR (1).

A investigação teve início em 2015 após servidores do INSS identificarem indivíduos que utilizaram documentos falsos como RG, certidão de nascimento e título de eleitor, para solicitar os benefícios assistenciais em agências do INSS em Erechim e Carazinho, no Rio Grande do Sul. No decorrer das apurações, constatou-se que os suspeitos integravam um grupo nômade, que transitava, especialmente, pelos estados da Região Sul, aplicando a mesma fraude em diversas agências do INSS.

Em análise preliminar, estima-se que o prejuízo causado pelo grupo tenha sido de aproximadamente R$ 200 mil, valor que poderá aumentar após o cumprimento dos mandados de busca na data de hoje, com a obtenção de novas informações que possibilitem dimensionar a real extensão da atuação criminosa.

Os principais crimes investigados são estelionato contra a Previdência Social, organização criminosa, falsificação de documento e uso de documento falso.

Fonte: Caco da Rosa

Veja agora

Mulher é presa após furtar TV do CREAS de Herval d’Oeste

Por volta das 02h20 desta sexta-feira (12/07) a Polícia Militar foi acionada para prestar atendimento …