Instituto do Coração apresenta estrutura para cirurgias cardíacas

Instituto do Coração apresenta estrutura para cirurgias cardíacas
Instituto do Coração apresenta estrutura para cirurgias cardíacas

Uma estrutura ampla, moderna, que possui um propósito bem definido e que tem como meta agregar valor a medicina da região meio-oeste catarinense. Com esse conceito, na manhã da última sexta-feira, dia 23, integrantes da imprensa conheceram o Instituto Coração & Saúde (IC&S) que está localizado na área central de Joaçaba – bem ao lado do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST).

Unidade de Terapia Intensiva com 5 leitos de UTI para pós exames.
Unidade de Terapia Intensiva com 5 leitos de UTI para pós exames.

A imprensa foi recebida pelo Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho (médico Cardiologista e Diretor do Instituto), Prof.ª Dra. Simone Dantas (médica Cardiologista e Diretora do Instituto), Dr. Marcelo Fraga Silveira (médico Cardiologista, Hemodinamicista e Diretor do Instituto), bem como pelo corpo administrativo. Após as boas vindas e uma pequena explanação realizada pelo doutor Dantas sobre toda a estrutura que foi concluída em fevereiro deste ano, foi servido um café da manhã, com posterior visita técnica ao IC&S. Abaixo seguem os principais dados da estrutura física, atividades realizadas, profissionais e previsão para início da Hemodinâmica:

1.   ESTRUTURA FÍSICA

– Aproximadamente 5.000 m².

– 15 consultórios para profissionais da área da saúde.

– 4 salas com equipamentos voltadas para Exames Cardiológicos.

– Auditório para 100 pessoas – destinado para fomentar atividades científicas.

– Unidade de Exames Intervencionistas – Hemodinâmica com 3 leitos de recuperação.

– Unidade de Terapia Intensiva com 5 leitos de UTI para pós exames.

– Elevador e plataforma de acesso com ligação direta entre o IC&S e o HUST.

– Garagem com 52 vagas para automóveis e mais 10 vagas para motos.

– Estrutura totalmente de acordo com as normas de acessibilidade.

– Lounge Café.

– Gerador próprio – com potência 270 Kva.

2.   ATIVIDADES REALIZADAS NA PROCARDIO:

– Consultas médicas com especialistas na área de Cardiologia.

– Eletrocardiograma de repouso.

– Testes Ergométricos.

– Exames de MAPA.

– Exames de Holter.

– Ecocardiogramas trastorácico e transesofágico.

3.   PROCEDIMENTOS REALIZADOS NA UNIDADE DE HEMODINÂMICA:

UNIDADE DE HEMODINÂMICA
UNIDADE DE HEMODINÂMICA

NOVOS Serviços de diagnóstico e terapêuticos previstos para iniciar em breve:

– Angioplastia.

– Angioplastia Transluminal percutânea com ou sem implante de Stent.

– Arteriografia Vascular.

– Cateterismo cardíaco com Cineangiografia.

– Procedimentos cirúrgicos para implante de marcapasso definitivo.

– Internação em Unidade de Terapia Intensiva Coronariana – pós exames.

– Eletrofisiologia.

4.   PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO INSTITUTO

4.1. PROCARDIO:

– Dr. Antonio Dantas Filho

– Prof. Dra. Simone Dantas

4.2. HEMODINÂMICA:

– Dr. Marcelo Fraga Silveira (Hemodinamicista Responsável)

– Dr. Luiz Morrone (um dos fundadores do Serviço de Hemodinâmica de Xanxerê)

4.3. CLINICARDIO (Cirurgia Cardiovascular):

– Prof. Dr. Paulo Roberto Slud Brofman.

– Dr. Rodrigo Mussi Milani.

– Prof. Dr. Maximiliano Ricardo K. Guimarães.

– Dra. Maria Fernanda Domingos Bercatto.

4.4. ELETROFISIOLOGISTAS:

– Prof. Dr. André D´Ávila.

– Dr. Alexander Dal Forno.

4.5. PSICOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA:

– Dra. Rose Cunico.

4.6. EXCELÊNCIA CENTRO ODONTOLÓGICO:

– Dra. Barbara C. Anrain (Radiologia e Imaginologia)

– Dr. Leonardo Flores Luthi (Implantodontia)

– Dra. Geórgia R. Martini (Endodontia)

– Dra Emanuele C. Menegat (Ortodontia)

São 15 consultórios para profissionais da área da saúde.
São 15 consultórios para profissionais da área da saúde.

5.   PREVISÃO PARA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA

O Instituto já está em funcionamento com as atividades de clínica médica e Exames Complementares. O novo serviço de Hemodinâmica tem como perspectiva para o início de suas atividades até o final deste ano.

6.   CREDENCIAMENTOS, CONVÊNIOS E PARTICULAR

No mundo inteiro, os convênios só podem credenciar serviços que já estejam em funcionamento. Então o atendimento será iniciado em caráter particular e paralelamente será encaminhada as solicitações de credenciamento junto aos convênios, tais como SUS, Unimed e outros.

7.   MODELO QUE INSPIROU A CONCEPÇÃO DO PROJETO ASSOCIANDO A INICIATIVA PRIVADA E O SETOR PÚBLICO

Não muito distante de Joaçaba, a cidade de Xanxerê é referência em Cardiologia para a região.

A iniciativa visionária e pioneira de um grupo de médicos de Xanxerê e região, dos quais podemos citar, Dra. Marines Peres, Dr. Zanolla, Dr. Brandallero, Dr. Giublin, Dr. Luiz Morrone, idealizaram e implantaram com recursos próprios o serviço de Cardiologia Intervencionista e Cirurgia Cardíaca dentro do Hospital Regional São Paulo. Após dois anos de atividades conseguiram o credenciamento o SCC pelo SUS projetando assim, o Hospital Regional (HRSP) como referência em Cardiologia. Um empreendimento privado, dentro de uma instituição pública em prol da comunidade.

Em Lages, o mesmo modelo também foi seguido por um grupo de médicos da cidade e região, em parceria com o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, criaram a CardioLages,

– Centro de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Planalto Catarinense.

8.   HISTÓRIA – LINHA DO TEMPO

1980 – O SONHO:  O sonho da criação de um Serviço de  Hemodinâmica  e Cardiologia  Intervencionista (SHCI) assim como Serviço  Cirurgia  Cardíaca (SCC) se iniciou em 1980 com a inauguração da  PROCARDIO  em Joaçaba. A Procardio foi a primeira clínica cardiológica do Meio Oeste e Oeste Catarinense a contar com Departamento de Ergometria com esteira e Cicloergômetro totalmente monitorizados, Cardioversor com monitor acoplado, primeiro equipamento de Gravação de ritmo cardíaco –HOLTER –  e primeiro Marca Passo externo da região compreendida entre Lajes e a fronteira do Estado.

1983 AVANÇOS TECNOLÓGICOS:  A Procardio instala o  primeiro aparelho de  Ecocardiografia da região.

1988DA CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL PARA O AMBULATÓRIO MÉDICO DA UNOESC: Em parceria com o Dr. Sergio Dallanora (In Memorian), Dr. Luiz Deczka, Dr. Walter Rotbarth, Dr. Acioly Viecelli, juntos iniciam  a  construção de um  moderno   hospital com quase  9.000 m² de  área construída.  Entre os  vários serviços  a serem instalados neste hospital, estava o serviço de Hemodinâmica e SCC. Posteriormente esta área foi alienada a UNOESC para a instalação do Ambulatório Médico Universitário do  Curso de Medicina – permitindo na época  o Reconhecimento deste Curso pelo MEC.

2006PARCERIA COM A CLINICARDIO: A Clinicardio (Clínica de Referência de Curitiba – PR) representada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Slud Brofman assina Carta de Intenção com  FUNOESC para a implantação de um futuro SCC dentro do HUST.

2008 – CHEGADA DE MAIS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS EM CARDIOLOGIA: Nesse ano, a  Dra Simone  Dantas  conclui o Doutorado na USP  e retorna  à Joaçaba com o título de  Cardiologista e Ecocardiografista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia  e instala o primeiro serviço de Ecocardiografia,  a realizar exames Transesofágicos  na nossa região. No mesmo ano, o  Dr Marcelo Fraga Silveira, Hemodinamicista especializado e titulado  pelo Instituto do Coração (INCOR)  da Faculdade de Medicina da USP, vem a somar para o quadro de profissionais da Procardio. Além de integrante da Procardio, Dr. Marcelo passa a prestar  seus  serviços  como cardiologista intervencionista no Hospital  Regional São Paulo  (HRSP) de Xanxerê.

2009 – PARCERIA COM O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA (HUST):  o  Prof Adgar Bittencourt, Diretor Geral do HUST  que há anos acompanhava esse sonho,  havia iniciado o projeto de Revitalização  do HUST. Ele propôs uma parceira da instalação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Procardio dentro do HUST.  A cardiologia clínica do HUST já estava consolidada e a presença de um Serviço de Hemodinâmica somaria qualidade aos serviços já prestados pelo hospital.  O IC&S aceitou a ideia mas posteriormente, o  Prof Adgar comunicou que infelizmente esse modelo de parceria não seria possível já que o HUST não dispunha de espaço físico suficiente para as instalações necessárias. Os serviços de Hemodinâmica ocupam grandes áreas físicas.

2009- MARCO:  Por esta  razão o IC&S optou a construir o Serviço de Hemodinâmica na área contigua ao HUST já que  o Brasil é um dos raros países do mundo onde  a Hemodinâmica é considerado serviço intra hospitalar.

OBS: Segundo a Society for Cardiovascular and Intervention, (SCI)  entre os  39 países que ela representa   incluindo o Brasil e EUA  , apenas  4 países exigem  retaguarda  cirúrgica  no Hospital. Nos demais  35 países , os Serviços de Hemodinâmica  e Cardiologia Intervencionista  funcionam sem retaguarda  cirurgia interna. A  justificativa  da SCI é que os procedimentos  realizados são de baixo risco, e assim podem beneficiar um maior número de pessoas  principalmente nas regiões interioranas.

Segundo dados dos registros da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no ano de 2012 foram registrados cerca de 10.000 angioplastias e apenas 2 pacientes necessitaram de ser encaminhados para cirurgia cardíaca de urgência (0,02%). Por este motivo é que quase todos os países do mundo autorizam os Serviços de Cardiologia Intervencionista a funcionarem independentes de um hospital.

2010- INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO INSTITUTO CORAÇÃO & SAÚDECom projeto do escritório de arquitetura Madrigano Hospitalar de Blumenau a Procardio inicia a construção do  Instituto Coração & Saúde (IC&S) no terreno de 2.000 m² localizado na Av. Barão de Rio Branco/esquina com Rua Sete de Setembro e  contíguo ao HUST.

2017– HABITE-SE FINAL –   Em 16 Fevereiro 2017 o IC&S recebe da Prefeitura Municipal de Joaçaba o HABITE-SE da Passarela que comunica o IC&S e HUST. Com este documento deu por encerrada a construção do IC&S.

Em 17 de fevereiro 2017 – o Diretor Geral do HUST, Prof Marin foi comunicado sobre a finalização da construção do IC&S e o início dos convites à todos os cardiologistas da cidade e da região, para uma reunião de apresentação das instalações e discussão das formas de operacionalização do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUST. Os convites foram reforçados dois dias antes da data combinada, através de mensagens de texto e copiados e enviados à Direção Geral do HUST, UNOESC e Procuradoria Jurídica da Fundação.

Em 02 de junho 2017REUNIÃO NA REITORIA DA UNOESC –  TRATATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVICO DE CIRURGIA CARDÍACA NO HUST EM PARCERIA COM A UNOESC e IC&S. Este foi um marco importante para a história da implantação desse serviço, onde estiveram reunidos todos os responsáveis envolvidos, ou seja, HUST, UNOESC e Instituto Coração & Saúde. Com transmissão ao vivo pela Rádio Catarinense.

Em 23 de Junho – COLETIVA COM IMPRENSA –  O IC&S recebe a Imprensa para um café da manhã, apresentação da sua estrutura física e apresentação do projeto.

Fonte: Nativa Comunicação Integrada

Veja agora

Jovem é preso com arma e drogas em Herval d’Oeste

A guarnição do tático da Polícia Militar realizava rondas no bairro São Jorge na madrugada …