Uma estrutura ampla, moderna, que possui um propósito bem definido e que tem como meta agregar valor a medicina da região meio-oeste catarinense. Com esse conceito, na manhã da última sexta-feira, dia 23, integrantes da imprensa conheceram o Instituto Coração & Saúde (IC&S) que está localizado na área central de Joaçaba – bem ao lado do Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST).
A imprensa foi recebida pelo Dr. Antonio de Oliveira Dantas Filho (médico Cardiologista e Diretor do Instituto), Prof.ª Dra. Simone Dantas (médica Cardiologista e Diretora do Instituto), Dr. Marcelo Fraga Silveira (médico Cardiologista, Hemodinamicista e Diretor do Instituto), bem como pelo corpo administrativo. Após as boas vindas e uma pequena explanação realizada pelo doutor Dantas sobre toda a estrutura que foi concluída em fevereiro deste ano, foi servido um café da manhã, com posterior visita técnica ao IC&S. Abaixo seguem os principais dados da estrutura física, atividades realizadas, profissionais e previsão para início da Hemodinâmica:
1. ESTRUTURA FÍSICA
– Aproximadamente 5.000 m².
– 15 consultórios para profissionais da área da saúde.
– 4 salas com equipamentos voltadas para Exames Cardiológicos.
– Auditório para 100 pessoas – destinado para fomentar atividades científicas.
– Unidade de Exames Intervencionistas – Hemodinâmica com 3 leitos de recuperação.
– Unidade de Terapia Intensiva com 5 leitos de UTI para pós exames.
– Elevador e plataforma de acesso com ligação direta entre o IC&S e o HUST.
– Garagem com 52 vagas para automóveis e mais 10 vagas para motos.
– Estrutura totalmente de acordo com as normas de acessibilidade.
– Lounge Café.
– Gerador próprio – com potência 270 Kva.
2. ATIVIDADES REALIZADAS NA PROCARDIO:
– Consultas médicas com especialistas na área de Cardiologia.
– Eletrocardiograma de repouso.
– Testes Ergométricos.
– Exames de MAPA.
– Exames de Holter.
– Ecocardiogramas trastorácico e transesofágico.
3. PROCEDIMENTOS REALIZADOS NA UNIDADE DE HEMODINÂMICA:
NOVOS Serviços de diagnóstico e terapêuticos previstos para iniciar em breve:
– Angioplastia.
– Angioplastia Transluminal percutânea com ou sem implante de Stent.
– Arteriografia Vascular.
– Cateterismo cardíaco com Cineangiografia.
– Procedimentos cirúrgicos para implante de marcapasso definitivo.
– Internação em Unidade de Terapia Intensiva Coronariana – pós exames.
– Eletrofisiologia.
4. PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO INSTITUTO
4.1. PROCARDIO:
– Dr. Antonio Dantas Filho
– Prof. Dra. Simone Dantas
4.2. HEMODINÂMICA:
– Dr. Marcelo Fraga Silveira (Hemodinamicista Responsável)
– Dr. Luiz Morrone (um dos fundadores do Serviço de Hemodinâmica de Xanxerê)
4.3. CLINICARDIO (Cirurgia Cardiovascular):
– Prof. Dr. Paulo Roberto Slud Brofman.
– Dr. Rodrigo Mussi Milani.
– Prof. Dr. Maximiliano Ricardo K. Guimarães.
– Dra. Maria Fernanda Domingos Bercatto.
4.4. ELETROFISIOLOGISTAS:
– Prof. Dr. André D´Ávila.
– Dr. Alexander Dal Forno.
4.5. PSICOLOGIA E NEUROPSICOLOGIA:
– Dra. Rose Cunico.
4.6. EXCELÊNCIA CENTRO ODONTOLÓGICO:
– Dra. Barbara C. Anrain (Radiologia e Imaginologia)
– Dr. Leonardo Flores Luthi (Implantodontia)
– Dra. Geórgia R. Martini (Endodontia)
– Dra Emanuele C. Menegat (Ortodontia)
5. PREVISÃO PARA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA
O Instituto já está em funcionamento com as atividades de clínica médica e Exames Complementares. O novo serviço de Hemodinâmica tem como perspectiva para o início de suas atividades até o final deste ano.
6. CREDENCIAMENTOS, CONVÊNIOS E PARTICULAR
No mundo inteiro, os convênios só podem credenciar serviços que já estejam em funcionamento. Então o atendimento será iniciado em caráter particular e paralelamente será encaminhada as solicitações de credenciamento junto aos convênios, tais como SUS, Unimed e outros.
7. MODELO QUE INSPIROU A CONCEPÇÃO DO PROJETO ASSOCIANDO A INICIATIVA PRIVADA E O SETOR PÚBLICO
Não muito distante de Joaçaba, a cidade de Xanxerê é referência em Cardiologia para a região.
A iniciativa visionária e pioneira de um grupo de médicos de Xanxerê e região, dos quais podemos citar, Dra. Marines Peres, Dr. Zanolla, Dr. Brandallero, Dr. Giublin, Dr. Luiz Morrone, idealizaram e implantaram com recursos próprios o serviço de Cardiologia Intervencionista e Cirurgia Cardíaca dentro do Hospital Regional São Paulo. Após dois anos de atividades conseguiram o credenciamento o SCC pelo SUS projetando assim, o Hospital Regional (HRSP) como referência em Cardiologia. Um empreendimento privado, dentro de uma instituição pública em prol da comunidade.
Em Lages, o mesmo modelo também foi seguido por um grupo de médicos da cidade e região, em parceria com o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, criaram a CardioLages,
– Centro de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Planalto Catarinense.
8. HISTÓRIA – LINHA DO TEMPO
1980 – O SONHO: O sonho da criação de um Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SHCI) assim como Serviço Cirurgia Cardíaca (SCC) se iniciou em 1980 com a inauguração da PROCARDIO em Joaçaba. A Procardio foi a primeira clínica cardiológica do Meio Oeste e Oeste Catarinense a contar com Departamento de Ergometria com esteira e Cicloergômetro totalmente monitorizados, Cardioversor com monitor acoplado, primeiro equipamento de Gravação de ritmo cardíaco –HOLTER – e primeiro Marca Passo externo da região compreendida entre Lajes e a fronteira do Estado.
1983 – AVANÇOS TECNOLÓGICOS: A Procardio instala o primeiro aparelho de Ecocardiografia da região.
1988 – DA CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL PARA O AMBULATÓRIO MÉDICO DA UNOESC: Em parceria com o Dr. Sergio Dallanora (In Memorian), Dr. Luiz Deczka, Dr. Walter Rotbarth, Dr. Acioly Viecelli, juntos iniciam a construção de um moderno hospital com quase 9.000 m² de área construída. Entre os vários serviços a serem instalados neste hospital, estava o serviço de Hemodinâmica e SCC. Posteriormente esta área foi alienada a UNOESC para a instalação do Ambulatório Médico Universitário do Curso de Medicina – permitindo na época o Reconhecimento deste Curso pelo MEC.
2006 – PARCERIA COM A CLINICARDIO: A Clinicardio (Clínica de Referência de Curitiba – PR) representada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Slud Brofman assina Carta de Intenção com FUNOESC para a implantação de um futuro SCC dentro do HUST.
2008 – CHEGADA DE MAIS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS EM CARDIOLOGIA: Nesse ano, a Dra Simone Dantas conclui o Doutorado na USP e retorna à Joaçaba com o título de Cardiologista e Ecocardiografista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e instala o primeiro serviço de Ecocardiografia, a realizar exames Transesofágicos na nossa região. No mesmo ano, o Dr Marcelo Fraga Silveira, Hemodinamicista especializado e titulado pelo Instituto do Coração (INCOR) da Faculdade de Medicina da USP, vem a somar para o quadro de profissionais da Procardio. Além de integrante da Procardio, Dr. Marcelo passa a prestar seus serviços como cardiologista intervencionista no Hospital Regional São Paulo (HRSP) de Xanxerê.
2009 – PARCERIA COM O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SANTA TEREZINHA (HUST): o Prof Adgar Bittencourt, Diretor Geral do HUST que há anos acompanhava esse sonho, havia iniciado o projeto de Revitalização do HUST. Ele propôs uma parceira da instalação do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Procardio dentro do HUST. A cardiologia clínica do HUST já estava consolidada e a presença de um Serviço de Hemodinâmica somaria qualidade aos serviços já prestados pelo hospital. O IC&S aceitou a ideia mas posteriormente, o Prof Adgar comunicou que infelizmente esse modelo de parceria não seria possível já que o HUST não dispunha de espaço físico suficiente para as instalações necessárias. Os serviços de Hemodinâmica ocupam grandes áreas físicas.
2009- MARCO: Por esta razão o IC&S optou a construir o Serviço de Hemodinâmica na área contigua ao HUST já que o Brasil é um dos raros países do mundo onde a Hemodinâmica é considerado serviço intra hospitalar.
OBS: Segundo a Society for Cardiovascular and Intervention, (SCI) entre os 39 países que ela representa incluindo o Brasil e EUA , apenas 4 países exigem retaguarda cirúrgica no Hospital. Nos demais 35 países , os Serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista funcionam sem retaguarda cirurgia interna. A justificativa da SCI é que os procedimentos realizados são de baixo risco, e assim podem beneficiar um maior número de pessoas principalmente nas regiões interioranas.
Segundo dados dos registros da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no ano de 2012 foram registrados cerca de 10.000 angioplastias e apenas 2 pacientes necessitaram de ser encaminhados para cirurgia cardíaca de urgência (0,02%). Por este motivo é que quase todos os países do mundo autorizam os Serviços de Cardiologia Intervencionista a funcionarem independentes de um hospital.
2010- INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO INSTITUTO CORAÇÃO & SAÚDE: Com projeto do escritório de arquitetura Madrigano Hospitalar de Blumenau a Procardio inicia a construção do Instituto Coração & Saúde (IC&S) no terreno de 2.000 m² localizado na Av. Barão de Rio Branco/esquina com Rua Sete de Setembro e contíguo ao HUST.
2017– HABITE-SE FINAL – Em 16 Fevereiro 2017 o IC&S recebe da Prefeitura Municipal de Joaçaba o HABITE-SE da Passarela que comunica o IC&S e HUST. Com este documento deu por encerrada a construção do IC&S.
Em 17 de fevereiro 2017 – o Diretor Geral do HUST, Prof Marin foi comunicado sobre a finalização da construção do IC&S e o início dos convites à todos os cardiologistas da cidade e da região, para uma reunião de apresentação das instalações e discussão das formas de operacionalização do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUST. Os convites foram reforçados dois dias antes da data combinada, através de mensagens de texto e copiados e enviados à Direção Geral do HUST, UNOESC e Procuradoria Jurídica da Fundação.
Em 02 de junho 2017 – REUNIÃO NA REITORIA DA UNOESC – TRATATIVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO SERVICO DE CIRURGIA CARDÍACA NO HUST EM PARCERIA COM A UNOESC e IC&S. Este foi um marco importante para a história da implantação desse serviço, onde estiveram reunidos todos os responsáveis envolvidos, ou seja, HUST, UNOESC e Instituto Coração & Saúde. Com transmissão ao vivo pela Rádio Catarinense.
Em 23 de Junho – COLETIVA COM IMPRENSA – O IC&S recebe a Imprensa para um café da manhã, apresentação da sua estrutura física e apresentação do projeto.
Fonte: Nativa Comunicação Integrada