Fapesc lança edital para projetos de pesquisa e controle da qualidade do ar em Santa Catarina

A Fapesc lançou o edital 42/2025 – Apoio à Infraestrutura e ao Uso de Tecnologias para Gestão da Qualidade do Ar de Santa Catarina, que vai fomentar com R$ 6,5 milhões o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que levante e avalie dados das seis mesorregiões de Santa Catarina, mapeando áreas críticas e fontes poluidoras, propondo recomendações estratégicas para o monitoramento e a redução das emissões atmosféricas.

O edital está aberto para pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) do estado, como universidades, fundações, centros universitários e institutos. O conhecimento técnico e científico gerado deve apoiar políticas públicas e orientar estratégias eficazes de gestão ambiental.

As propostas devem ser enviadas à Fapesc até as 18h do dia 4 de agosto de 2025.

O edital oferece ainda bolsas para profissionais com experiência comprovada em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), para estudantes de mestrado ou de doutorado, bolsas para Desenvolvimento Regional e para especialistas visitantes.

Pesquisa em duas etapas

Na primeira etapa, a pesquisa realizará uma análise de dados de satélite coletados entre 2019 e 2024, com coletas de campo para averiguar a condição real e comparar com os dados de satélite. Serão consideradas medições de diversos poluentes atmosféricos, como dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre e monóxido de carbono.

A segunda etapa ocorrerá entre 2025 e 2026, envolvendo análises realizadas diretamente no ambiente, com coletas in loco para medir nanopartículas e carbono negro, poluentes associados a riscos significativos à saúde pública.

Fonte: Ascom

Veja agora

Vice-prefeito de Pinheiro Preto está na UTI e passará por cirurgia, após acidente grave

Foto: Reprodução | Redes Sociais O vice-prefeito de Pinheiro Preto, Ademir Luiz Fontana, segue internado após o grave …