O domingo (10) foi emocionante para a cultura de Herval d’Oeste. Em uma comemoração especial, o Coral Litúrgico Artístico Hervalense (COLIARTHE) celebrou 50 anos de sua fundação. A Missa de Ação de Graças foi realizada na Paróquia Senhor Bom Jesus pelo Padre Davi Lenor.
“O Coliarthe é uma família, somos apaixonados pelo que fazemos e, por esse motivo, estamos felizes em comemorar essa data histórica ao lado de pessoas tão especiais que construíram a história desse importante coral que marca a cultura de Herval d’Oeste”, disse emocionado Ivanir dos Santos, atual presidente do Coral.
O Padre Davi Lenor também ressaltou a importância do Coral para a história cultural da região. “Quero aqui, em nome da Paróquia Senhor Bom Jesus, parabenizar todos estes voluntários que ao longo destes 50 anos se dedicaram a prática do canto em grupo e construíram essa linda história de amor e paixão por meio da música. Parabéns e que venham mais 50 anos de muitas realizações”, disse.
Durante a celebração algumas homenagens foram realizadas. Na ocasião, as primeiras maestrinas Maria de Lourdes Reisdorfer e Lurdes Peccini receberam uma homenagem e agradeceram em público a dedicação de todos os voluntários que se dedicam ao Coral. Desde 1978, a regência do Coral está sob a responsabilidade do Maestro Severino Parisotto.
História do Coral Coliarthe
O Coliarthe foi fundado no no dia 07 de agosto de 1967 por um pequeno grupo de pessoas amantes do canto coral. A primeira regente foi então a irmã Maria de Lurdes Reisdorfer. Com sua transferência, assumiu a regência a irmã Lurdes Peccini até o ano de 1978. Deste ano até os dias de hoje, o Coral está sendo regido pelo maestro Severino Antonio Parisotto.
O Coral foi filiado a Liga Cultural Artística Alto Uruguai que abrangia grupos coralistas dos estados do sul e sudeste. Devido a filiação, o Coliarthe participou de diversos festivais conquistando várias classificações em primeiro lugar e sempre permanecendo entre os cinco primeiros classificados. Atualmente, o Coral participa ativamente de diferentes eventos como Celebrações de Missa e Cultos, festas, festivais, casamentos e aniversários sempre representando o município de Herval d’Oeste. Os ensaios são realizados todas as sextas-feiras no Pavilhão da Paróquia Senhor Bom Jesus.
Conta atualmente com 32 cantores que dedicam-se de forma voluntária a prática do canto Coral. Entre os seus integrantes, estão duas fundadoras: Terezinha Delva Arcari e Ermir Schneider.
O Coral se mantém financeiramente com promoções e ajudas mensais das empresas Metalúrgica Júnior e do Mercado Ivanir.
Relação de Presidentes
1971-1972: Max Falgatter
1972-1975: Onacli Luiz Fabrin
1975-1976: Nilso Ramella
1976-1979: Olindo Aquiles Cassol
1979-1981: Severino Antonio Parisotto
1981-1983: Oneron dos Santos Lopes
1983-1985: Francisco Fillipin
1985-1989: Valdemar dos Anjos Silvério
1989-2004: Iraci Bucco
2004-2013: Valdemar dos Anjos Silvério
2013-2016: Ortenilo Mozer
Presidente Atual: Ivanir dos Santos
A atual diretoria tem como Presidente de honra o Sr. Francisco Fillipin, Presidente atual: Ivanir dos Santos, Secretária: Maria Dirlei Kunz, Tesoureiro: Irado Salvador Schinato, Diretor Artístico: Severino Antonio Parisotto e Diretor sem pasta: Padre Davi Lenor Ribeiros dos Santos.
Atuam como Coralistas: Adair Bolsoni, Arciso Martini, Arnoldo Campos, Altecir Darold, Delva Terezinha Arcari, Maria Dirlei Kunz, Elias Mayer, Elói Stolfo, Emir Schneider, Irado Salvador Schinato, Ivanir dos Santos, Ivo Wasen, Irene Martini, Jacó Inácio Graef, Judite Graef, Julia Selhorst, Lila Moscibroski, Lorinha dos Santos, Osni Machado, Maria Schinato, Maria Salete Schneider, Nilce Bortoluzzi, Ortenilo Mozer, Rosinha Samensi, Sadi Silveira da Silva, Sérgio Zanella, Letícia Zanella, Sueli G. Desidério, Severino Antonio Parisotto, Tânia Valmórbida, Valdemar Silvério e Zélia Gomes.
Fonte: Angelo Junior Radavelli/Assessoria de Imprensa