Centro de Triagem de Animais Silvestres deve ser instalado no Oeste

O Ministério Público de Santa Catarina ( MPSC)  e representantes da Polícia Militar Ambiental, da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) e da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) se reuniram com objetivo de articular a instalação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Chapecó. Se instalado, o espaço atenderá a região Oeste e Extremo-Oeste. A reunião aconteceu na Unochapecó no mês de novembro.

Instituição analisam viabilidade da criação Centro de Triagem de Animais Silvestres para atendimento da demanda da Região Oeste e Extremo Oeste.
Instituição analisam viabilidade da criação Centro de Triagem de Animais Silvestres para atendimento da demanda da Região Oeste e Extremo Oeste.

O CETAS possui a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão.

Uma vez que um animal sai de seu hábitat natural, seu destino deve ser conduzido por órgãos ambientais de cada estado. As equipes da Polícia Ambiental são responsáveis pela captura e a soltura dos animais. Em Santa Catarina, enquanto esperam um destino, os animais são enviados para o único CETAS no estado localizado no bairro Rio Vermelho, na Capital.

O Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado destaca que a criação de uma nova unidade do CETAS na região Oeste vai facilitar o trabalho e o cuidados com os animais silvestres. ”A criação do CETAS em Chapecó é mais um fruto do trabalho conjunto entre o MPSC, a PMA, a FATMA e a Unochapecó. Representa marco importantíssimo na defesa dos animais silvestres que habitam a região, estimando-se, a médio prazo, um potencial para atendimento de aproximadamente dois mil animais”, afirmou Lucas.

Para tornar o projeto viável, os representantes das instituições farão uma nova reunião e uma visita ao CETAS em Florianópolis para verificar o funcionamento e averiguar alguns encaminhamentos para criação do Centro de Triagem no Oeste Catarinense. O encontro está previsto para o dia 7 de dezembro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/MPSC

Veja agora

Abraço Coletivo é realizado entre as pontes de Joaçaba e Herval d’Oeste

Na manhã desta quinta-feira (16) as pontes Jorge Lacerda e Emílio Baumgart, entre Herval d’Oeste …