Biometria está sendo realizada em todos os municípios de SC

Biometria está sendo realizada em todos os municípios de SC
Biometria está sendo realizada em todos os municípios de SC

Há 15 dias a biometria começou a ser realizada em todos os 295 municípios de Santa Catarina. No total, 43 municípios estão fazendo a revisão de eleitorado, procedimento obrigatório. Confira no site do TRE-SC a lista desses municípios e os prazos para a realização do procedimento. Para que as filas sejam evitadas, o atendimento em todo o estado deve ser agendado pelo site do TRE-SC.

Segundo o assessor especial de planejamento estratégico e de eleições do TRE-SC, Augusto César Campos, desde que a biometria começou a ser realizada no estado todo, houve um aumento de 30% do comparecimento diário do eleitorado. “Embora esse aumento seja muito bom, ainda não é o suficiente. Nós precisamos que o eleitorado compareça mais, em especial, naqueles municípios que estão passando por revisão de eleitorado. ”

Dos municípios que estão passando por revisão, Botuverá e Palmitos estão atendendo acima da média esperada. Além disso, em Botuverá faltam apenas 112 eleitores para cumprir a meta de cadastramento, que, atualmente, já está 96,7% cumprida.

Já entre os municípios que estão cadastrando eleitores de forma não obrigatória, os cinco que estão cadastrando mais, em relação a média esperada, são: Imbuia, São Carlos, Rio do Campo, Águas de Chapecó e Anita Garibaldi. Além disso, outros municípios maiores como Lages, Rio Negrinho, Porto União, Itapema, Tijucas, Guaramirim, Xanxerê, Canoinhas e Fraiburbo também estão atendendo eleitores acima do esperado.

Os eleitores dos municípios que estão fazendo revisão e que não realizarem o cadastramento terão o título eleitoral cancelado e não poderão votar nas próximas eleições. Além disso, os eleitores que não votam nem justificam ficam sujeitos a uma série de restrições como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Veja agora

Homem tem perna esmagada após manobra de caminhão em Erval Velho

Nesta terça-feira, 27, um homem de 37 anos teve sua perna esmagada por um caminhão …