Acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem robôs que andam

Acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem robôs que andam
Acadêmicos de Engenharia Mecânica desenvolvem robôs que andam

Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Mecânica, da Unoesc Joaçaba, tiveram um grande desafio durante o primeiro semestre de aulas. Desafio no qual, precisaram aliar teoria e prática construindo mecanismos, que movidos por um único motor, se movimentassem andando.

Para a realização da tarefa, a turma foi dividida em seis grupos e com a ajuda de um software desenvolveram o projeto, a modelagem geométrica dos componentes mecânicos e as simulações dinâmicas e de transmissão desses mecanismos. Depois, foi a vez de que encontrar formas de fabricar os robôs.

— Alguns dos acadêmicos optaram por utilizar madeira e impressão 3D, outros, peças em aço. Além disso, utilizaram partes de impressoras, engrenagens e peças diversas. Tudo precisou ser modelado ou cortado para se adaptar ao projeto, ou seja, foi um processo que exigiu bastante deles — ressaltou o professor Guido Willian Navia Valério.

Ao final da atividade, os acadêmicos reuniram-se na sala de aula para apresentar os resultados. Na oportunidade, eles compartilharam suas ideias, dificuldades e, principalmente, mostraram o desempenho obtido pelo robô que foi colocado para andar.

— Os alunos perceberam que no papel as coisas são muito mais simples que na prática. Foi gratificante ver a dedicação durante a execução de cada fase do projeto e a felicidade deles apresentando aquilo que eles próprios construíram, que era o objetivo principal da tarefa — finalizou o professor.

Fonte: Comunicação Unoesc

Veja agora

Polícia realiza prisões de envolvidos com o tráfico de drogas no Bairro São Jorge

As Polícias Civil e Militar de Joaçaba e Herval d’Oeste, em operação conjunta, cumpriram mandado …