Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM
O governador Jorginho Mello e secretários de Estado participaram do painel A Nova Economia Catarinense, no Centro de Inovação Inovale, nesta quinta-feira, 23, para falar das realizações do Governo do Estado e das ações previstas para a região. Eles foram recepcionados pelo presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Fábio Lazzarotti e pelo prefeito da cidade, Dioclésio Ragnini.
“Santa Catarina é um estado vencedor e que vai muito bem. Estou fazendo com muito prazer esse trabalho, conversando olho no olho com os prefeitos, empresários, com todas as forças do nosso estado. Estamos cuidado da educação, da infraestrutura, de tudo o que vocês podem imaginar, quero entregar Santa Catarina ainda mais forte”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O presidente da Acioc, Fábio Lazzarotti, agradeceu a atenção do Governo para com os empresários do Oeste catarinense e explicou algum dos investimentos previstos para Joaçaba e região. “É muito gratificante poder mostrar os projetos de Joaçaba e região para o governador e seus secretários, somos gratos a essa conversa mais próxima. Apresentamos o projeto do contorno viário que irá contribuir para o desenvolvimento das cidades do entorno do Meio-Oeste e também o nosso tão sonhado aeroporto de Joaçaba”, afirmou Fabio.
A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, falou sobre as projeções do programa Universidade Gratuita, entregando números e projeções que o programa irá alcançar. “Temos projeções até 2027. Estimamos mais de 70 mil estudantes que irão se tornar profissionais capacitados para trazer retorno para Santa Catarina. O nosso interesse aqui em Joaçaba é mostrar para os empresários o impacto que o programa terá em todo o estado”.
O secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, detalhou a situação das obras do Programa Estrada Boa e lembrou que o Meio-Oeste está contemplado com mais de meio bilhão de reais. “É muito gratificante poder estar em casa e vir com investimentos para a minha terra natal. O nosso programa Estrada Boa prevê um investimento de R$ 365 milhões para Joaçaba e mais de meio bilhão para toda a região do Meio-Oeste. Queremos entregar investimentos para uma região que estava abandonada há tanto tempo”, explicou Grando.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, também detalhou o que a pasta tem feito para impulsionar ainda mais o setor, apresentando dados que destacam Santa Catarina. “Queremos criar políticas públicas que realmente possam impactar a vida profissional de todos. Santa Catarina é um estado pequeno, sem reservas minerais e mesmo assim é um dos principais polos industriais do país. É uma determinação do governador Jorginho que tenhamos essa atenção ao empresariado catarinense”.
O prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, enfatiza esse momento tão importante para discutir ações para Joaçaba e região. “É uma satisfação receber o governador e os secretários em nosso município e poder apresentar nossos projetos”.
Também estiveram no evento os secretária-geral de Governo, Danieli Porporatti e o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio de Marco.
Fonte: Secom