Foi uma atitude audaciosa que transformou a propriedade rural – onde antes existiam lavouras e suinocultura – em referência na produção de hortaliças hidropônicas. Seu Valério Stella, morador da comunidade de Santa Clara, interior de Joaçaba, nasceu e cresceu no campo. Por mais de 40 anos manteve as lavouras e a produção de suínos como principais atividades. Já com os filhos adultos, certo dia foi surpreendido por um deles – Fabio – com a ideia de investir no cultivo de hortaliças.
“O processo de mudança foi difícil mas, acreditei que poderia dar certo”, conta seu Valério. Inicialmente, em 2002, o plantio era feito no solo e a produção era pequena. A colheita rendia apenas duas sacolas por semana e a venda era feita de porta em porta”, conta ele.
Mas, aos poucos a propriedade foi se transformando. Maicon – também filho de seu Valério e cursando Agronomia – começou a estudar sobre o assunto, fazer cursos e logo novos investimentos foram feitos na propriedade. Surgiu então, em 2012, a hidroponia, um sistema de cultivo que dispensa o uso do solo e se dá através da irrigação.
Passados alguns anos, a propriedade tem mais de cinco mil m2 de estufas. Entre variedades de alface, rúcula, agrião e temperos, a produção chega a 1.200 pés por dia. A Hortaliças Stella abastece os principais pontos de venda de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna. Na visão de Maicon os produtores rurais que encontram sucesso na atividade que mantém devem buscar novas oportunidades analisando o mercado. “O que está vindo de fora que eu posso produzir aqui com valor agregado?”.
A propriedade que é referência no Estado e já conquistou diversos prêmios – entre eles o Hidroponia Destaque Nacional – recebeu a visita do vereador Sergio Favretto. “Venho com o propósito de parabenizar toda a família pelo empreendedorismo e como forma de valorizar a coragem que todos aqui tiveram de buscar uma nova proposta de atividade. Porém, se mantendo na agricultura”, disse o vereador Favretto, que tem raízes no campo, de onde veio – e é membro da Comissão de Agricultura na Câmara.
Fonte:Adriana Panizzi/Assessoria de Comunicação da Câmara