Os vereadores Olacir Cavalli e Adilson Teixeira- Seco- do PSDB, juntamente com a vereadora do PP Tânia Nodari são os autores do Requerimento nº 044/2022 que solicita o envio de ofício ao Instituto Caminho Rio do Peixe- Icarp- convidando um representante ou técnico responsável, para apresente o trabalho desenvolvido pela instituição.
O Instituto Caminho Rio do Peixe é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de desenvolvimento econômico sustentável, turístico, histórico, de caráter sócio ambientalista, técnico-científico, sociocultural, esportivo, de inspiração universalista, ecológica e pacifista, com abrangência no Estado de Santa Catarina, compreendendo os municípios integrantes das Instâncias de Governança Regionais (IGR) que sediarem o Caminho Rio do Peixe em seu território.
Uma das finalidades principais do Icarp é articular a implantação e empreender a implementação de um caminho verde, incluindo pista para caminhada e ciclismo, no leito da ferrovia São Paulo/Rio Grande, entre o Rio Iguaçu e o Rio Uruguai, com cerca de 372 km, que receberá o nome Caminho Rio do Peixe. Entre outras metas o Instituto prevê gerir o Caminho do Rio do Peixe de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
E outras diversas ações que venham a implantar programas e projetos para diversificar produtos e serviços nos setores turístico, cultural e esportivo. Nesta fase, de implementação o Instituto busca parcerias para implementar seus objetivos e com a visão no Rumo Malha Sul um potencial parceiro.
“Tenho ouvido falar muito desse instituto que tem a frente um hervalense Ricardo Nodari, queremos conhecer este projeto sermos parceiros e devemos debater e implantar também em Herval d’ Oeste, pois não temos nas comunidades do interior locais para que as pessoas possam fazer as sua caminhados e também espaço para os ciclistas”. Destacou o vereador Cavalli.
Já o vereador Seco frisou que este convite é muito importante “pois se trata de um projeto audacioso, abre um importante espaço para o desenvolvimento do turismo em nosso município”.
A vereador Tânia informou que o Instituto busca a utilização da malha ferroviária pelas cidades. “Cada município ficará responsável pelo seu espaço que pode ser utilizado como ciclovia, e para caminhadas. É de suma importância o envolvimento do Poder Público neste projeto para que possam ser viabilizadas as ações previstas”.
Fonte: Joce Pereira