SC entra em alerta para temporais e chuva volumosa a partir desta quarta (17)

De acordo com a Defesa Civil estadual, a aproximação de uma frente fria e demais instabilidades atmosféricas provocam temporais e chuvas volumosa, que ocorrem entre o Grande Oeste, Alto, Médio Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral Sul até a madrugada de quinta-feira.

Após esse período, a chuva avança em direção ao leste do Estado, ou seja, ao litoral de forma branda até a noite de quinta. O acumulado deve ficar entre 30 e 80 mm, podendo pontualmente superar estes valores.

Os temporais podem vir acompanhados de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas a chuva volumosa como, por exemplo, alagamentos, deslizamentos e enxurradas é considerado alto para as cidades do Oeste e moderado nas áreas em amarelo da imagem abaixo:

Áreas em laranja tem risco alto para ocorrências ocasionadas pela chuva – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Áreas em laranja tem risco alto para ocorrências ocasionadas pela chuva – Foto: DCSC/Divulgação/ND

Em caso de tempestades com ventos fortes e raios, a orientação é buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Assim como ficar longe das janelas, desligar aparelhos eletrônicos e lembrar que o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.

Já em cenário de alagamentos e inundações, a Defesa Civil orienta que evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Assim como não transitar em pontilhões e pontes submersas.

Para deslizamentos de terra, fique atento com a inclinação de postes e árvores ou qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência. Assim como aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Além da chance de temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina também alerta para o frio. “Na retaguarda da frente fria, se estabelece uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas para abaixo dos 10°C no Meio-Oeste e Planalto Sul”, aponta o meteorologista Caio Guerra.

Por conta disso, as mínimas podem chegar a -6°C e até mesmo nevar pela primeira vez neste inverno. Além disso, há chance de geada e chuva congelada.

A Epagri/Ciram emitiu um alerta meteorológico nesta terça-feira (16) informando sobre a chegada de um sistema de massa de ar polar no Sul do Brasil. A previsão é de que a condição ocorra no fim da tarde da quinta-feira (18) e siga até o sábado (20) pela manhã.

Confira as temperaturas para quarta-feira (17):

  • Litoral Norte: 15°C/21°C
  • Planalto Norte: 11°C/18°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 16°C/20°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 12°C/17°C
  • Vale do Itajaí: 12°C/17°C
  • Litoral Sul: 12°C/23°C
  • Planalto Sul: 8°C/14°C
  • Meio-Oeste: 9°C/18°C
  • Oeste: 10°C/20°C
  • Extremo-Oeste: 12°C/23°C

Fonte: ND Mais

Veja agora

Paulinho Dill é “extubado” e abre os olhos, informa banda Os Atuais

Carro ocupado por Paulinho capotou na ERS-307 (Foto: Arquivo Pessoal/Redes Sociais) O vocalista Paulinho Dill, …