Mesmo com o período caótico em virtude da pandemia do coronavírus, o meio político foi muito movimentado na semana que passou, em função de ter encerrado na última sexta feira(03), o período chamado de “janela partidária”, no qual vereadores que pretendem concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito nas Eleições Municipais de 2020 pudessem mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo.
Em Herval d Oeste constatou-se uma intensa troca de siglas partidárias.
Nosso departamento de jornalismo entrou em contato com os presidentes das siglas que detém cargos eletivos, que passam a relatar como foram as mudanças.
PSDB:
O presidente do PSDB, Celso Betin explica as mudanças que houveram, sendo que a sigla agora possui 3 vereadores na casa legislativa.
PP:
O presidente do Partido Progressista, PP, Sérgio Arenhart, também mencionou algumas mudanças no quadro de filiados, visando as eleições deste ano.
PSC:
O novo Partido Social Cristão, PSC, em Herval d Oeste, também teve mudanças significativas, como o ingresso do vereador João Marquese.
O presidente Marckson Kielek , também falou sobre as filiações na sigla.
PL:
O Partido Liberal, PL que hoje, tem o mandatário do executivo Américo Lorini, também teve mudanças na casa legislativa, ficando o partido com a maior bancada.
O presidente e ex-prefeito Paulo Nerceu Conrado, o Mancha, também destacou as filiações visando as eleições deste ano.
Sobre a possibilidade de voltar a concorrer a uma eleição municipal em Herval, Mancha adiantou o seguinte.
As mudanças na casa legislativa foram as seguintes:
Deixou o PMDB, e filiou-se ao PL, o vereador Everton Parisenti.
Com isso o PL agora tem 4 vereadores em sua bancada. Everton Parisenti, Osni Silveira de Avila, Vanderlei Antunes da Silva e Adelar Provenci.
Deixaram o PSD, os vereadores João Marquese, Adilson Teixeira, e Leonardo Mascarello.
João Marquese filiou-se ao PSC.
Leonardo e Adilson filiaram-se ao PSDB, que agora conta com 3 vereadores, Leonardo Mascarello, Adilson Teixeira e Ronaldo da Rosa.
Continuaram com os partidos que foram eleitos, Sérgio Moacir do Nascimento- PP, Valdenir Antônio Rodrigues- PP, Diego Costa- PP, Osni Silveira de Avila- PL, Vanderlei Antunes da Silva- PL, e Adelar Provenci- PL.