Dia Branco será celebrado com evento no Parque Municipal

No próximo sábado, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil e também o Dia Municipal de Combate a Todas as Formas de Violência Contra a Criança, Adolescente, Mulher e ao Idoso. Para marcar a data e fortalecer a luta, a Secretaria de Assistência Social de Joaçaba promoverá atividades no Parque Municipal Ivan Oreste Bonato, das 15h às 18h.


Joaçaba irá celebrar o Dia Branco com evento no Parque Municipal

No local, haverá mateada, oferta de pipoca, gincana educativa para crianças e adolescentes, atividades e informativos relativos a data, cama elástica, tobogã, tênis de mesa, badminton, contação de histórias, desenvolvimento de atividades com desenho, pintura facial e diversas outras atividades, que serão desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência do Idoso – CRI, Conselho Tutelar, Superintendência de Esportes, Biblioteca Municipal, PROERD, SESC, e outras entidades parceiras do evento.

A campanha nacional ‘Faça Bonito’ é conhecida nacionalmente por utilizar-se do dia 18 de maio para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Este dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Aracéli”, nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Desta forma, o dia 18 de maio foi instituído em maio de 2000, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Desde então, as instituições governamentais, em conjunto com a sociedade civil, promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Além disso, o município de Joaçaba instituiu também o dia 18 de maio, através da lei nº 4.127, de 14 de julho de 2011, como o Dia Municipal de Combate a Todas as Formas de Violência Contra a Criança, Adolescente, Mulher e ao Idoso.

Para este dia, foi adotado como símbolo de luta a cor branca, sendo caracterizado como “Dia Branco”, para que todos os estabelecimentos comercias e públicos que desejem abraçar esta causa possam se caracterizar.

Em caso de chuva, o evento será transferido.

Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Comunicação

Veja agora

Homem tem celular roubado após ser agredido com taco, em Herval d’Oeste

Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira, 16, …