Secretário Geral da CNBB visita Diocese de Joaçaba e realiza formação com sacerdotes e diáconos permanentes

A partir do tema “Sinodalidade”, o Clero da Diocese de Joaçaba participou de uma importante formação ministrada pelo Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, que esteve presente em nossa Diocese neste período de preparação ao Jubileu de Ouro Diocesano.

O encontro de formação aconteceu em Joaçaba nesta terça-feira (11) e reuniu sacerdotes, diáconos permanentes e seminaristas que aprofundaram a temática “Sinodalidade” nos aspectos de atuação da ação evangelizadora no Brasil. “O Papa Francisco têm nos convidado, por meio de todos os seus documentos, a viver este espírito de sinodalidade em nossas paróquias e comunidades com o intuito de se voltar às nossas origens por meio da valorização da família, dos jovens, do cuidado com o meio-ambiente e a preservação da vida em todas as suas esferas”, comentou Dom Ricardo.

O secretário-geral da CNBB também enalteceu o trabalho que está sendo feito pela Diocese de Joaçaba e parabenizou pela comemoração do Jubileu de Ouro. “O meu desejo é que esta Igreja Particular siga este belo caminho que está sendo feito nos últimos anos por meio da sinodalidade entre os sacerdotes, diáconos, seminaristas, bem como a atuação deste junto à comunidade que forma a Igreja de Jesus Cristo. Reconheço o trabalho que está sendo realizado e desejo que sigam firmes, junto ao Povo de Deus, nesta grande ação evangelizadora”, disse.

Dom Frei Mário Marquez, bispo da Diocese de Joaçaba, afirma que “a presença de Dom Ricardo na Diocese é um sinal da unidade Diocesana com a CNBB e a Igreja no mundo por meio do pontificado inspirador e energizado do Papa Francisco”, comentou.

Sobre a CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, na qual exercem conjuntamente algumas funções pastorais em favor dos fieis (cf. cân. 381, § 2). Nela, a exemplo dos Apóstolos, os Bispos procuram dinamizar a própria missão evangelizadora para melhor promover a vida eclesial e responder de modo mais eficaz aos desafios contemporâneos, por formas de apostolado adequadas às circunstâncias (cf. cân. 447), realizando evangelicamente seu serviço de amor, na edificação de uma sociedade justa e fraterna, sendo “espaço de discernimento solidário” (cf. Apostolorum Successores, n. 28; Documento de Aparecida, n. 181), a caminho do Reino definitivo.

Atualmente, a CNBB é composta por 19 regionais que congregam todo o território brasileiro.

Histórico de Dom Ricardo Hoepers

Dom Ricardo Hoepers tem especialização e mestrado em Bioética, mestrado em Educação e doutorado em Teologia Moral.

Em 2016, foi nomeado bispo de Rio Grande (RS). Em 2018, representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2019, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.

À frente da Comissão para a Vida e Família, teve o mandato marcado pela oferta de diversos itinerários para as famílias, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Outro destaque é a reafirmação dos posicionamentos da Igreja na defesa da vida desde a concepção até o fim natural. Dom Ricardo também faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024. Presidiu, neste quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.

Fonte: Ascom

Veja agora

Mulher é presa após furtar TV do CREAS de Herval d’Oeste

Por volta das 02h20 desta sexta-feira (12/07) a Polícia Militar foi acionada para prestar atendimento …