Documentários sobre a Cruz de Herval d’Oeste e o Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste estão sendo produzidos

Herval d’Oeste (12/06/2024) – Herval d’Oeste, cidade do meio-oeste catarinense, guarda em seus morros um segredo que desperta curiosidade e fé. A Cruz Iluminada, erguida em um dos pontos mais altos da região, é muito mais do que um simples marco. É um símbolo de mistério e devoção, cuja história remonta aos tempos do monge João Maria.

A empresa Real Time Vídeo e Produção decidiu desvendar os segredos por trás dessa cruz icônica. Com uma longa trajetória em produção cultural, o cineasta e cinegrafista Airton Cevey Junior – (Juninho) irá registrar e compreender a fundo a história e o impacto desse monumento na comunidade local. O projeto aprovado, contemplado e intitulado com o nome “Mistério Erguido: Revelações na Cruz Turística”, propõe-se a pesquisar a origem e os significados por trás dessa marcante construção.

O nome do documentário reflete a falta de registros precisos sobre a colocação da cruz no morro e sua verdadeira história. Segundo relatos, o monge João Maria teria erguido uma cruz de madeira nas proximidades de onde hoje estão situadas Herval d’Oeste e Joaçaba. A cruz serviria como um marco de fé, evitando que o morro desabasse.

Outro documentário cultural inédito também será desenvolvido e promete iluminar a história e a cultura por trás do famoso Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste. Esta iniciativa é um marco significativo, sendo um dos primeiros documentários a explorar em profundidade esse evento emblemático que une dois municípios e trará desde o surgimento dos blocos carnavalescos, até os desfiles de escolas de samba. O documentário será apresentado pela empresa proponente VMS, de Vilmar Sartori.

O projeto do documentário cultural incluirá com uma pesquisa minuciosa sobre os primeiros carnavais de rua do município, o surgimento das escolas de samba e da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho), além de destacar desfiles memoráveis que marcaram a história do carnaval de Joaçaba. O documentário também apresentará entrevistas com personalidades marcantes desse evento cultural icônico, proporcionando uma visão única e perspicaz sobre a tradição e a evolução dessa festa ao longo dos anos.

Juninho em entrevista, falou sobre os documentários. Ouça abaixo:

Ambos os documentários foram aprovados através do Edital da Lei Paulo Gustavo dos municípios de Herval d’Oeste e Joaçaba.

Veja agora

Mulher é presa após furtar TV do CREAS de Herval d’Oeste

Por volta das 02h20 desta sexta-feira (12/07) a Polícia Militar foi acionada para prestar atendimento …