Profissionalismo, conhecimento, equilíbrio, comprometimento, preparação e motivação são algumas das características que os professores devem levar para a sala de aula. Como a educação é um trabalho coletivo, a direção, os funcionários, os professores e os responsáveis têm uma grande responsabilidade nesse processo.
Assim, a Prefeitura de Joaçaba, através da Secretaria de Educação, recepcionou os professores nesta quarta-feira (1º) para a abertura oficial do ano letivo. O evento de abertura, que contou com apresentações musicais, dinâmicas de grupos e palestras, ocorreu no Teatro Alfredo Sigwalt e reuniu aproximadamente 240 professores em dois turnos – manhã e tarde. Participaram da solenidade, o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini, o vice-prefeito Jucelino Ferraz, o secretário de Gestão Administrativa e Financeira Jorge Dresch, e a secretária de Educação Marilena Detoni.
A capacitação foi uma parceria da prefeitura com a Unoesc. Professores da universidade e servidores da Prefeitura, através de suas palestras, trouxeram dinâmicas, interação e conhecimento para os educadores da Rede Municipal.
O Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, proferiu sua palestra sobre a importância da busca do conhecimento para a qualidade do ensino. “Hoje nós vivemos uma mudança global, de um impacto que às vezes os educadores não percebem. Portanto, é muito importante que os professores busquem o aperfeiçoamento e a formação, pois sem a formação, não temos uma educação de qualidade”, explicou o reitor.
Para a secretária de Educação Marilena Detoni, o objetivo do encontro é recepcionar os professores para dar a devida importância ao papel do professor. “É muito importante essa recepção para estabelecer uma relação de confiança com os educadores, já que a Secretaria de Educação está preparada com um bom planejamento para executar junto com os professores os atributos necessários para uma educação de qualidade nas escolas”, afirmou Marilena.
O prefeito Dioclésio Ragnini pediu comprometimento e dedicação dos professores. “É muito importante que os educadores sejam justos e tenham discernimento, comprometimento e conhecimento na sala de aula. Nossos alunos precisam de uma educação de qualidade e os professores têm um papel fundamental nesse resultado”, disse Dioclésio.
A capacitação para os professores encerra na sexta-feira (3) e contará com diversas oficinas temáticas.
Fonte: Assessoria de Comunicação