Rio do Peixe está em regime hídrico extremo

De acordo com a tabela dos níveis de rios, os CH Jacutinga, BH do Rio Tubarão, CH do Rio Camboriú, BH do Rio Araranguá, BH do Rio do Peixe, BH do Rio do Chapecó, BH do Rio Itajaí-Açú, BH do Rio Canoinhas, BH do Rio Canoas, CH Rio Negro, BH do Rio Tijucas e CH do Rio Peperi-Guaçú, encontram-se em regime hídrico extremo, para a seguinte situação hidrológica:

19_09_2017_jbnlbkae
Rio do Peixe está em regime hídrico extremo. Foto: Caco da Rosa

EMERGÊNCIA: Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, São João Batista, São Martinho – Jusante, Coronel Passos Maia, Joaçaba , Tangará, Ponte R. João Susin Marini e Camboriú – Rio Canoas;

ALERTA: Rio Bonito, Encruzilhada II, Canoinhas – CASAN, Ponte Moratelli, Barragem Oeste, Timbó Novo, Rio do Pouso, Barra do Chapecó Aux., Fazenda Rudnick, Fazenda Souza e Foz do Rio Negrinho.

 RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

– Reduza o tempo de banho. Tome banho rápido e feche o chuveiro ao se ensaboar. Um banho de 15 minutos, por exemplo, consome em torno de 135 litros de água;

– Mantenha a torneira fechada. Feche a torneira na hora de escovar os dentes e não lave louças, utensílios e roupas com água corrente. Abra a torneira apenas para enxaguar.

– Utilize a máquina de lavar roupa com sua capacidade total, evite fazer várias lavagens com poucas roupas.

– Não lave calçadas e áreas pavimentadas externas, reaproveite a água utilizada para outros fins de limpeza para lavar calçadas, primeiro varra a sujeira, depois lave-as. Limpeza de áreas internas faça com a utilização de um balde.

– Para molhar as plantas é recomendável utilizar o regador, e preferivelmente pela manhã ou à noite. Evite o uso de mangueiras.

– Não lave o carro, durante o racionamento de água essa prática deve ser evitada. Todos devemos colaborar nesse momento.

– Regule a válvula de descarga. A válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade.

– Instale equipamentos hidráulicos mais eficientes e economizadores.

– Ao observar algum vazamento de água, informe imediatamente a companhia de abastecimento.
 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

RISCO DE TEMPORAIS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS DE VENTO) E GRANIZO ISOLADO !

Início: 26/09/2017 às 15:00h

Fim: 26/09/2017 às 21:00h

Regiões: OESTE E MEIO OESTE DE SANTA CATARINA.

Previsão: Pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios). Risco de temporais localizados com granizo e vento forte (acima de 60 km/h).

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Fonte: Defesa Civil SC

Veja agora

Servidores da Secretaria de Assistência Social de Herval d’Oeste ocuparam a tribuna da Câmara de vereadores do município

Estiveram na sessão na última segunda-feira (15), o Secretário de Assistência Social, Sérgio Moacir do …