Uma família do município de Ouro levou um grande susto durante as descargas elétricas na noite de domingo (16). Por volta das 19 horas um raio acabou queimando o portão eletrônico e causou incêndio em vegetação na Rua Inconfidência, no bairro Parque e Jardim Ouro.
Em entrevista, Tamara Fátima Poier, de 18 anos, explicou que a família estava na sala assistindo televisão, alguns usando o celular e a máquina de lavar roupas ligada, quando ocorreu uma forte descarga elétrica. Na casa estavam ainda os pais de Tamara e a irmã.
Ao olhar pela sacada, a irmã de Tamara avistou fumaça na rua, mas no primeiro momento não sabia o que havia atingido. Pouco depois a família constatou que o raio atingiu o portão eletrônico, causando danos do motor, na grade, nos pilares e na cerâmica. A casa da família foi à única da rua a ficar sem energia.
Pela janela do quarto, a mãe de Tamara avistou na horta, que fica nos fundos da residência, fogo na vegetação. Acredita-se que a descarga elétrica tenha atingido uma palmeira na divisa com o lote do vizinho, a corrente seguiu pelo cercado do muro até estourar no portão eletrônico.
“Graças a Deus não pegou fogo na casa e nenhum eletrodoméstico queimou, apenas o motor do portão. Foram apenas danos materiais e um grande susto”, destacou Tamara que agradeceu o auxílio da Celesc que esteve no local durante a madrugada e o apoio dos vizinhos.
Alerta
A coordenadora da Defesa Civil de Capinzal, Elaine de Ávila, alertou que no momento de descargas elétricas as pessoas devem evitar ficar em locais abertos (área descampada) e salienta que o raio sempre procura o caminho de menor resistência entre a nuvem e a terra.
“Os pontos altos e pontiagudos favorecem o estabelecimento desse caminho. Nesse cenário o indivíduo pode receber uma descarga elétrica. Se estiver numa área descampada, ele vai ser o ponto de maior evidência, como ocorre com as árvores que geralmente recebem muitas descargas”, destacou.
Elaine frisa que durante esse tipo de evento, as pessoas devem evitar ficar próximo a árvores e estruturas, principalmente as estruturas metálicas. Caso estiver dirigindo, parar o veículo em local elevado, por ser livre de inundação, mas longe de árvores e da rede elétrica. Quem estiver dentro de casa, buscar retirar os equipamentos eletroeletrônicos da tomada para evitar que sejam queimados numa eventual descarga elétrica pela rede.
Fonte: Rádio Capinzal