Os prefeitos do Indaial, no Médio Vale do Itajaí e de Pouso Redondo, no Alto Vale, anunciaram a redução nos salários como medida para conter uma provável queda na arrecadação por conta da Covid-19.
O prefeito de Pouso Redondo, Oscar Gutz (PDT), assinou no dia 1º de abril o decreto que reduz em 10% os vencimentos do prefeito e do vice-prefeito e em 7% o salário dos secretários municipais.
No mesmo documento, Gutz, revogou todas as gratificações de servidores efetivos no Executivo. A medida foi tomada, segundo o prefeito para iniciar o corte de gastos que será necessário nos próximos meses, em virtude da provável queda de arrecadação que ocorrerá no decorrer do ano.
Gutz também divulgou que a 7ª Festa Estadual do Tropeiro, que ocorreria em julho deste ano, foi cancelada.
“Tomamos essa medida como forma de economia para continuar garantindo salários e serviços essenciais no decorrer dos meses, pois tudo o que está por vir ainda é muito incerto, e como gestores, devemos nos precaver”, disse o prefeito.
Em Indaial
O prefeito de Indaial, André Moser (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (3) a redução em 30% no salário do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, servidores comissionados e nas gratificações.
“Precisamos buscar recursos de todos os lados para investir na saúde de nossa cidade. Temos que garantir a proteção, estrutura e qualidade de vida de Indaial. Estamos nos preparando para algo muito incerto ainda desta pandemia”, disse o prefeito.
Outras prefeituras já tomaram a mesma decisão. Assim como Indaial e Pouso Redondo, outros prefeitos de Santa Catarina também já anunciaram a redução nos salários. É o caso de Pomerode, Palhoça, Florianópolis.
Fonte: ND+