Polícia Militar forma 30 novos soldados em Herval d’ Oeste

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 15, na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Herval d’ Oeste, a formatura de 30 novos policiais militares. É um dos nove grupos formados durante a semana no estado, totalizando um reforço histórico de 918 soldados no efetivo de Santa Catarina.

Polícia Militar forma 30 novos soldados em Herval d’ Oeste
Polícia Militar forma 30 novos soldados em Herval d’ Oeste

Os novos PMs participaram do concurso público em 2015 e iniciaram o curso de formação em maio de 2017, no 26º BPM. Foram 1.309 horas/aula, distribuídas em três módulos e estágio operacional. Os estudos teóricos foram sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreendeu técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.

Dos 30 formados, 20 atuarão na região do 26º BPM de Herval d’ Oeste e 10 no 15º BPM de Caçador. Os dois batalhões integram a 10ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Joaçaba e que abrange os 32 municípios das ADRs Joaçaba, Campos Novos, Caçador e Videira. “Tenho a convicção de que a região está recebendo valorosos policiais. Homens e mulheres que possuem a plena consciência das suas responsabilidades e que tudo farão para honrar e enaltecer o nome da Polícia Militar de Santa Catarina”, ressaltou o comandante da 10ª RPM, coronel Luiz Roberto Muller.

“Tenho a convicção de que a região está recebendo valorosos policiais." ressaltou o comandante da 10ª RPM, coronel Luiz Roberto Muller.
“Tenho a convicção de que a região está recebendo valorosos policiais.” ressaltou o comandante da 10ª RPM, coronel Luiz Roberto Muller.

Além da entrega dos certificados de conclusão do curso e da premiação ao soldado PM Felipe Ramon Pilati, que se destacou com a melhor média da região, a solenidade foi marcada por homenagem aos familiares do soldado PM Jaison Carniel, que foi morto em 2014 durante uma emboscada dentro de um estabelecimento comercial em Campos Novos. O seu nome foi escolhido para identificar a turma recém-formada.

A formatura em Herval d’ Oeste foi prestigiada pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Rafael Laske, além de prefeitos e vereadores da região e familiares e amigos dos novos PMs.

Saiba mais

A distribuição dos novos policiais para as cidades foi definida “de forma técnica e observando vários critérios, como aumento populacional e da criminalidade, da demanda reprimida, dos policiais que foram embora, dentre outros”, conforme o comandante geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm.

A corporação conta com mais de 11 mil homens e mulheres em serviço ativo e está presente em todos os municípios catarinenses. “Só neste ano foram cerca de 1,5 milhão de ocorrências atendidas, mais de 23 mil prisões efetuadas e aproximadamente 16 toneladas de drogas e 2.520 armas apreendidas. Estes dados demonstram a importância da instituição”, diz o comandante geral.

De acordo com o governador Raimundo Colombo, o Governo do Estado vai continuar com a política de aumentar o efetivo. “Um novo concurso deve ser realizado no ano que vem. Também estamos investindo em tecnologia e inteligência para garantir que a população esteja cada vez mais protegida. O Estado está forte e vai vencer esta batalha contra a criminalidade”, afirma.

Distribuição dos policiais militares por região:

1ª RPM (Florianópolis) -109

2ª RPM (Lages) – 72

3ª RPM (Balneário Camboriú)- 105

4ª RPM (Chapecó) – 82

5ª RPM (Joinville) – 97

6ª RPM (Criciúma) – 86

7ª RPM (Blumenau) – 92

8ª RPM (Tubarão) – 45

9ª RPM (São Miguel do Oeste) – 22

10ª RPM (Joaçaba) – 30

11ª RPM (São José) – 83

12ª RPM (Jaraguá do Sul) – 39

Especializadas (Ambiental, Rodoviária, Choque, Rocam) – 56

Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa

Veja agora

Raio mata jovem de 18 anos na região

A descarga elétrica de um raio mata um jovem em Matos Costa no começo da …