Polícia Militar Ambiental inaugura nova sede em Joaçaba

A Polícia Militar Ambiental (PMA) inaugurou na manhã desta segunda-feira (2) a nova sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Polícia Militar Ambiental inaugura nova sede em Joaçaba
Polícia Militar Ambiental inaugura nova sede em Joaçaba

Devido à necessidade de prestar um atendimento efetivo na região, a antiga sede em Herval d’Oeste não dispunha mais de estrutura física condizente com a atual necessidade. Tampouco, permitia que fossem realizadas obras de ampliação capazes de suprir as demandas. Sendo assim, após o esforço conjunto de vários órgãos e instituições, a unidade do 2º pelotão foi transferida para a Rua Armindo Heberle, bairro Vila Remor, em Joaçaba.

O evento foi prestigiado pelo comandante do Policiamento Militar Ambiental (CPMA), coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional, Rafael Laski, o inspetor chefe da 7° delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Omar Alrélio, o gerente regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marcos Weiss, o prefeito de Joaçaba, Dioclesio Ragnini, o vice-prefeito de Herval d’Oeste, Mauro Martini, o juiz de Direito, Ildo Fabris Junior, a promotora de Justiça, Luiza Zuardi Niencheski, o comandante da 10ª Região de Polícia Militar Ambiental, coronel Luiz Roberto Muller, o comandante do 2ºBPMA, tenente-coronel Jorge Luiz Haack, além de demais oficiais, praças, autoridades civis e familiares.

Nova estrutura

A nova estrutura conta com oito mil metros quadrados de terreno e mil metros quadrados de área construída. As instalações físicas ressalvam critérios de sustentabilidade, contando com composteira para transformação dos resíduos orgânicos, sistema de aquecimento solar da água e células fotovoltaicas, que transformam a energia solar em energia elétrica. Ainda, até o final de 2018, será instalada uma cisterna para captação e reaproveitamento de água pluvial.

Com as condições de trabalho renovadas, os policiais militares poderão dar continuidade na prestação de serviços de excelência à população catarinense.

Histórico da unidade

Até o ano de 2001, a região do Vale do Rio do Peixe não contava com uma unidade da Ambiental, sendo atendida pelos pelotões de Polícia Militar Ambiental de Chapecó e Lages. Entretanto, em setembro de 2001, ocorreu a implantação de uma unidade da PMA em Herval d’Oeste, a qual tinha como subordinados um grupo em Videira e outro grupo em Caçador. Após reestruturação organizacional da Polícia Militar Ambiental, o pelotão de Herval d’Oeste recebeu a designação de 2º Pelotão e passou a ser subordinado à 1º Companhia, com sede em Lages.

Para o atendimento de ocorrências o 2º Pelotão dispõe atualmente de 28 policiais militares, seis viaturas 4×4, quatro embarcações e um drone. Sua circunscrição territorial de atendimento estende-se por 39 municípios catarinenses, ou seja, mais de 12% do território estadual, e uma população estimada pelo IBGE, em 2015, de mais de quatrocentos e vinte mil habitantes. O atual comandante da unidade é o 1º tenente Joel Gaio.

Fonte: Polícia Militar Ambiental de Joaçaba

Veja agora

Homem é condenado a 76 anos de prisão por abusar das três sobrinhas e cachorro em Capinzal

Uma filmagem feita por um morador de Capinzal desencadeou uma ação penal do Ministério Público …