Painel de Empreendedorismo trouxe informação e troca de ideias entre empresários e estudantes em Joaçaba

Com o objetivo de fomentar o espírito empreendedor nos mais variados públicos e setores da economia regional, três empresários apresentaram suas visões sobre os mais variados assuntos, entre eles: mercado, economia, política, inovação e, principalmente, empreendedorismo nos dias atuais. O encontro denominado “Painel de Empreendedorismo – Conexões que transformam cidades”, realizado na quarta-feira (16), fez parte de um movimento mundial sobre empreendedorismo e em Joaçaba foi promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Unoesc, CNPQ, CAAD, RGE e ACIOC.

Estudantes participaram do Painel de Empreendedorismo
Estudantes participaram do Painel de Empreendedorismo

Reunidos na busca pela melhor resposta para quatro importantes questionamentos levantados como fundamentais para o futuro de nossa região, os empresários e empreendedores Luiz Dorini, Tiago Dalla Lana e Ricardo Antonello expuseram as suas ideias e trouxeram a baila importantes temas de relevância para o desenvolvimento social, econômico, tecnológico, inovador e sustentável do meio-oeste catarinense. Os quatro questionamentos apresentados foram os seguintes: O que os empreendedores podem fazer pela cidade? O que os empreendedores fazem pela cidade? O que a cidade pode fazer pelos empreendedores? e O que a cidade faz pelos empreendedores? A partir destes quatro pontos de referência, cada participante apresentou seu ponto de vista sobre o assunto.

Entre os pontos de vista apresentados, o vice-presidente da ACIOC e gerente comercial da Medal Bombas Hidráulicas, Tiago Luiz Dalla Lana, afirmou que é necessário se criar caminhos para o empreendedorismo, principalmente, no setor público. “Entendo que são três pontos fundamentais para que tenhamos um futuro empreendedor em nossa região. O primeiro deles é a colaboração dos poderes constituídos, afinal, na situação atual que estamos inseridos o governo não atrapalhando já é um grande incentivo. Em segundo lugar, é importante oferecermos áreas territoriais e condições para o empresário que pretende empreender em seu negócio. Reitero ainda que, em terceiro lugar, acredito que precisamos facilitar a operação e desta forma agilizar os processos burocráticos que, atualmente, provocam muitas perdas ao empresário”, explicou.

pi-06

Já o professor e vereador eleito por Joaçaba, Ricardo Antonello, reforçou a importância da mudança de cultura. “Precisamos pensar diferente e entendermos que o empreendedor é o herói da história e não o vilão como são interpretados na maioria das vezes. É importante também criarmos uma visão de futuro para as nossas cidades, principalmente, participando de projetos de desenvolvimento como é a reavaliação do Plano Diretor de Joaçaba que acontecerá em 2017. Quanto mais ideias forem levantadas, mais cultura empreendedora e de inovação estamos criando em nossa região”, acrescentou.

Ricardo Antonello
Ricardo Antonello

E o empreendedor no setor de prestação de serviços, Luiz Dorini, apontou que há desencontros sob a ótica do desenvolvimento sustentável e recíproco. “É fundamental criarmos estratégias de desenvolvimento sustentável traçadas a partir de vários prismas tendo o Poder Público como parceiro fundamental no processo. Infelizmente, o que percebemos hoje é que há uma disfunção da real essência dos poderes constituídos e isto causa, entre outras ações negativas, o mal direcionamento dos recursos e a falta de uma direção a ser seguida”, explicou.

Luiz Dorini
Luiz Dorini

A diversidade de opiniões, pontos de vista e propostas para o desenvolvimento das cidades foi enriquecedor na avaliação do professor e membro do NIT, Michel Ávila. “Ficamos satisfeitos em reunir estes empresários empreendedores que puderam, ao longo do bate-papo, direcionar seus pensamentos para o mesmo foco e criar condições favoráveis para o fortalecimento do empreendedorismo e da cultura de inovação no meio-oeste catarinense. É desta forma que se constrói uma nova região por meio de um crescimento sustentável”, destacou.

Fonte: Angelo Junior Radavelli/ Ascom ACIOC

Veja agora

Bombeiros atendem princípio de incêndio em estabelecimento comercial de Joaçaba

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 22h desta quinta-feira, 29, para …