Uma operação de proporção nacional foi realizada nesta terça-feira, dia 18, pela Polícia Civil para prender envolvidos na disseminação do jogo “Balei Azul” em todo país.
O jogo, cujo conceito incita adolescentes e crianças a realizarem desafios macabros e, por fim, tirarem a própria vida, veio à tona no mês de abril e teve casos registrados em Santa Catarina.
A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) do estado, em conjunto com outras delegacias, cumpriu mandados de busca nos municípios de Florianópolis, Chapecó, São José, Joinville e Araquari.
Durante a operação, os policiais apreenderam documentos e dispositivos que apontavam para a prática e estímulo do jogo. Em Chapecó, três endereços foram vistoriados. Segundo a Polícia Civil, uma menina de 13 anos estava sendo vítima do desafio na cidade.
Em Joinville, um rapaz de 18 anos assumiu ser um “curador” do jogo – pessoa que determina quais ações a vítima deve realizar. Um adolescente de 14 anos, da cidade de São José, também é investigado.
No Rio de Janeiro, um dos “curadores” do jogo já havia sido preso durante a manhã desta terça, na operação nacional. Ao todo, os mandados são cumpridos em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Paraíba, Pará e Minas Gerais.