Uma notícia que está circulando pela internet afirma que o inverno brasileiro de 2018 será um dos mais rigorosos dos últimos 100 anos. Contudo, meteorologistas negam que isso seja verdade. Aliás, é exatamente o oposto.
Segundo o MetSul Meteorologia, a probabilidade de que um inverno mais frio que o comum atinja o Brasil é extremamente baixa. Aliás, é mais provável que o inverno deste ano seja mais ameno, acima da média histórica.
Isso deve acontecer porque o fenômeno La Ninã já está em seus dias finais, de acordo com os meteorologistas, e o inverno pode marcar o começo de um novo El Niño, o que deve aumentar as temperaturas.
“Sempre desconfie de notícias espetaculosas na internet e, em se tratando de meteorologia, acredite e reproduza conteúdos exclusivamente de fontes idôneas e reconhecidas como institutos oficiais e empresas do setor privado que possuem profissionais identificados e com responsabilidade técnica.”, aconselha o instituto.
Tendências para o inverno 2018
As simulações mostram que o inverno deste ano terá um frio mais frequente, mesmo que não tão intenso. As regiões Sul e Sudeste devem ser as mais afetadas pela queda das temperaturas.
“Teremos um outono mais chuvoso, o que deve resultar em um inverno com tardes mais nubladas e úmidas e madrugadas não tão geladas”, afirma Oliveira. “Pode haver, claro, semanas com picos maiores, mas o padrão deverá ser este.”
De acordo com o especialista, tardes nubladas e frias fazem com que a sensação térmica diminua. “Não será um inverno como o que tivemos nos últimos anos, de tarde ensolaradas, secas e geladas. Neste ano, teremos aquele clima chuvoso e nublado.”
Oliveira diz que para seus clientes de malharia, por exemplo, está recomendando meia estação, com tecidos não tão pesados, mas que sustentem tardes frias.
Fonte/MetSul