Os projetos apresentados durante os dois dias de Mundo SENAI na região Centro, mostrou oportunidades de formação da instituição. Nos dias 14 e 15 de setembro oficinas, exposição de projetos e visitas guiadas apresentaram as opções de cursos que aproximam jovens e adultos do mercado de trabalho.
O evento foi um sucesso, a unidade do SENAI Luzerna recebeu cerca de 3 mil visitantes entre alunos e a comunidade. Já Campos Novos foram 2 mil pessoas e Capinzal 1,5 mil pessoas.
A aluna Sarah Moraes de 14 anos, estudante do oitavo ano da Escola São Francisco e ainda faz o Curso de Aprendizagem no SENAI, participa pela primeira vez do Mundo SENAI. Ela e seu grupo apresentaram o projeto que é um aplicativo chamado “100 Deprê”, um meio de auxiliar pessoas com depressão, para que possam fazer atividades ao ar livre, desabafar no aplicativo que tem o diário pessoal. “Iniciamos nosso trabalho com a participação no Technovation Challenge, que estimula meninas a desenvolverem um projeto que resolva um problema social, através do uso da tecnologia. O aplicativo tem diversas funcionalidades, com o login é possível descrever sensações e monitorar. Além disso, iremos aprimorá-lo com a guia do profissional, que a psicóloga que acompanha o usuário também consegue acompanhá-lo”, explica. “Participar desse evento é uma grande oportunidade e um modo diferente de aprender e desenvolver nossas habilidades”.
As unidades do SENAI da região tiveram exposição de mais de 50 projetos. Em Luzerna trabalhos ligados à área de segurança do trabalho, mecânica, técnico em automação, eletrotécnica, informática e outros de aprendizagens. Em Capinzal projetos ligados à área de alimentos e mecânica e, em Campos Novos projetos de mecânica e eletrotécnica.
Durante o evento a comunidade pode conhecer a infraestrutura das unidades do SENAI, e o universo das profissões por meio dos projetos desenvolvidos pelos cursos que promovem a formação profissional e tecnológica e a inovação.
Conforme a diretora das Unidades do SENAI do Meio Oeste, Silvana Meneghini, foram apresentados projetos dos cursos de iniciação, aprendizagem e técnico. “A comunidade e os pais compareceram a unidade, bem como alguns empresários da região, puderam conhecer projetos inovadores desenvolvidos por nossos alunos. Esses futuros profissionais usam em sua maioria a tecnologia como aliada. E, podem inspirar outros futuros profissionais na decisão de sua profissão, com a oportunidade de conhecer mais sobre a indústria, além de descobrir os caminhos e se qualificar para o trabalho na indústria. ”, explica.
Outro projeto com grande visitação foi o Shield Smart System, um projeto de automação e iluminação residencial. Os alunos desenvolveram o modelo com aplicativos para acionar o sistema que abre e fecha portas e ainda regula iluminação do ambiente. “São situações inovadoras que os alunos desenvolvem aplicando a uma carência ou situação do mercado em determinada tecnologia, disse”.
Alunos também desenvolveram o Ev Share, um aplicativo que reúne eventos divulgados e informa ao usuário distância e informações relevante.
Silvana Meneghini salienta ainda que alguns projetos terão espaço para serem apresentados na Feira Gera e também em conjunto com o IEL para a busca de investidores.
O Mundo SENAI foi criado em 2009 e nesses oito anos recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil.