O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugurou em Joaçaba nesta sexta-feira, 23, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). O investimento do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, foi de R$ 886 mil.
“O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, realiza o maior investimento da história em prevenção a desastres. São obras de contenção e inteligência que permitem atuação mais eficaz”, destacou Moratelli, acrescentando que a Defesa Civil de Santa Catarina é referência nacional em prevenção, preparação e resposta a desastres.
O Cigerd de Joaçaba é um dos 20 centros regionais que serão viabilizados em Santa Catarina. Todos estarão interligados com o Cigerd de Florianópolis, permitindo contato direto com a base e facilitando a gestão da crise e resposta rápida ao cidadão. “É o ponto de encontro das autoridades para tomarem as decisões quando a região for atingida por eventos meteorológicos adversos”, ressaltou o secretário.
Com nove módulos de ferro galvanizado e cerca de 160 metros quadrados, o Cigerd de Joaçaba é uma estrutura autossuficiente, capaz de se manter operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, escritório, depósito, alojamento, banheiro e cozinha. O atendimento contempla os municípios de Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. O coordenador regional é o sargento Adair José Flamia, cedido pelo 11º Batalhão de Bombeiros Militar.
Ao lado do Cigerd de Joaçaba, no bairro Vila Remor, está instalado o Centro de Logística da Defesa Civil (Celog), com material de ajuda humanitária para atender as regiões Meio-Oeste e Oeste. As estruturas foram viabilizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), que cedeu o terreno.
O ato de inauguração do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres foi prestigiado pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Rafael Laske, além de prefeitos e vereadores da região, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Samu, imprensa e a comunidade em geral.
Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa