Herval d’ Oeste conta com o programa “SUS na sua casa”

Atendendo ao convite do vereador Ronaldo da Rosa (PSDB), a secretária de Saúde do município Marisa Langer, participou da sessão da última segunda-feira (03). Ocupando o espaço destinado a presidência e a liderança do governo, ela relatou os trabalhos realizados em sua pasta. Marisa deu destaque a um novo programa que foi o que chamou a atenção do vereador Ronaldo. É o SUS na sua casa.

Intenção do programa é atender pessoas com dificuldade de locomoção e até mesmo acamadas. Foto: Imagem ilustrativa

A secretária de saúde informou que no município existem 204 pessoas acamadas ou domiciliadas (que não podem se deslocar aos postos de saúde para receber atendimento). “Esta equipe é formada por um médico Franklin Verissimo de Melo Filho, que atua 20 horas semanais e enfermeiro 40 horas. “Esta equipe faz visitas diária, semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da necessidade de cada paciente, com isso nosso objetivo é prevenir agravos, evitar a reinternação, dar maior autonomia ao cuidador, diminuir a coinfecção e humanizar a assistência”.

Marisa também apresentou um relatório de atendimentos prestados de janeiro a 30 de maio deste ano. Atendimentos em ESF 33.393 consultas, 8.784 atendimentos em grupos e 3.144 atendimentos odontológicos. A UPA atendeu a 24.457 pessoas, sendo 48% de Herval d’ Oeste. Na farmácia foram realizados 24.104 atendimentos. Fisioterapia foram 5.628 sessões (mais a domicilio/02 fisios).

Vinte e duas cirurgias realizadas extras: Prótese (joelho e quadril). Dez pacientes farão avaliação no próximo dia 15. Vinte e cinco de ortopedia de média em Fraiburgo, em três meses estes procedimentos foram zerados. Quarenta e uma cirurgias de otorrino tudo particular, 35 vasectomias, duas cirurgias de joelho realizadas em Penha, cinco de ginecologia em São Carlos, quatro de ortopedia em Fraiburgo, três de otorrino no HUST de Joaçaba, cinco vasectomias no Posto Central. O município também colabora com o trabalho de castração aonde são investidos R$ 5 mil ao mês.

A secretária apontou como um grande problema as faltas em procedimentos agendados. Em abril foram agendadas 52 mamografias, houve 11 faltantes, Raio-X de 174 agendado, 42 faltaram, fisioterapia: 1096 agendados, 24 faltantes. Dificuldades; falta médicos nos ESF’s, muita demanda de oftalmologia (glaucoma, retina e outros), neurocirurgia e pediatria.

Também estão sendo implantados novos programas e serviços entre os quais: Autorização de exames de laboratório e RX nos ESFs. Medicamentos nos Grupos de Hipertensos e diabéticos em 4 ESFs (em implantação). Práticas integrantes e complementares de saúde como: Auriculoterapia, Yoga, Dança Circular e Reiki.

Ronaldo destacou que o que lhe chamou mais a atenção foi o programa SUS na sua Casa. “É um trabalho importantíssimo, aonde os doentes acamados ou domiciliados recebem assistência em suas casas em função de não poderem se deslocar até os postos de saúde, melhorando muito a qualidade de vida destas pessoas. O trabalho que a nossa secretária e sua equipe está desenvolvendo é digno de elogios”.

O vereador também destacou que é preciso fazer um trabalho de conscientização junto a população quanto aos agendamentos de consultas e exames. “Se as pessoas por um motivo, ou outro não puderem comparecer que desmarquem, assim garantem atendimento a outro paciente e não cria despesas desnecessárias ao município, o número de faltantes é muito elevado, precisamos resolver esta questão com uma campanha de conscientização”. Os vereadores fizeram vários questionamentos a secretária esclarecendo muitas dúvidas.

Fonte: Joce Pereira

Veja agora

Basket Joaçaba e base Ablujhe jogam pelo catarinense neste sábado (07)

Agenda cheia para a ABLUJHE no feriado de 7 de Setembro. Os gigantes do Basket …