A Polícia Militar foi acionada em Herval d´Oeste nesta quarta-feira( 20). Segundo o relatório , um garoto de 13 anos trancou a própria tia no quarto. O que gerou o fato foi uma discussão por causa de um aparelho de narguilé.
Os policiais tiveram que conversar com o menino para poder abrir a porta e liberar a tia. A tia relatou que seu sobrinho, que reside em sua casa, trancou ela no quarto após ela pegar o aparelho de narguilé e esconde-lo.
Os policiais orientaram o rapaz sobre fumar em sua idade, fato este que é proibido, e depois a guarnição foi dispensada.
O que é o narguilé:
É uma espécie de cachimbo muito usado por hindus, persas e turcos, constituído de um fornilho, um tubo longo e um pequeno recipiente contendo água perfumada, pelo qual passa a fumaça antes de chegar à boca.
A cultura do narguilé:
A cultura do Narguilê não está ligada com o simples ato de fumar. Ela é bastante usada no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia, apenas em situações especiais, datas comemorativas, além de ter um significado sagrado. Há relatos de que o cachimbo foi usado na Pérsia e na Mesopotâmia, feitos com madeira e coco.
Os malefícios:
Apesar da questão cultural que envolve os árabes e o narguilé é preciso deixar claro que ao contrário do que muita gente imagina, o narguilé faz mal à saúde. Conforme a Organização Mundial da Saúde, a água do cachimbo não ajuda a filtrar as impurezas. A fumaça do narguilé contém toxinas e causa câncer de pulmão. Muito difundido entre os jovens, o uso desse tipo de fumo entre 20 e 80 minutos é equivalente a fumar 100 cigarros. Nos últimos cinco anos, mais que dobrou o uso de narguilé entre homens jovens (entre 18 e 24 anos).