Formatura de 305 alunos no Proerd é realizada em Joaçaba

Formatura de 305 alunos no Proerd é realizada em Joaçaba
Formatura de 305 alunos no Proerd é realizada em Joaçaba

Mais 305 jovens estudantes foram capacitados para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. O 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Herval d’ Oeste realizou na noite da quinta-feira, 12, no Centro de Eventos da Unoesc, a formatura de alunos de escolas públicas e privadas de Joaçaba no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Foram contempladas 16 turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, de 10 escolas de Joaçaba: Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (Nuperajo), Escola Municipal Rotary Fritz Lucht, Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, Escola de Educação Básica Julieta Lentz Puerta, Centro Educacional Roberto Trompowsky (CERT), Centro Educacional Frei Bruno (Cefrei), Colégio Conexão, Colégio Luterano Santíssima Trindade, Colégio Marista Frei Rogério e Centro Educacional Girassol.

Durante quatro meses, os alunos receberam noções básicas de cidadania e desenvolveram técnicas eficazes de resistência às drogas e à violência. “O principal objetivo foi orientá-los para que possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável”, ressaltaram os instrutores do Proerd, policiais Fabiano, Jessé, Adriano, Tatiane e Aline, lembrando que o programa foi desenvolvido uma vez por semana em sala de aula. No total, foram 10 encontros com cada turma.

Após receberem o certificado de conclusão do curso e prestarem o juramento de ficar longe das drogas e da violência, as crianças dançaram e se divertiram com o mascote do programa, o leão “Daren”. O evento também foi marcado por apresentações culturais dos alunos da Escola Julieta Lentz Puerta, premiação do Concurso de Redação e sorteio de brindes.

Nos pronunciamentos, o comandante da 10ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Luiz Roberto Muller, e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jorge Ronaldo Pohl, destacaram a importância do Proerd, que na região forma turmas desde 1999. Também prestigiaram a formatura o comandante do 26º BPM, major Valdeci Oliveira da Silva, o coordenador regional da Defesa Civil, Adair Flâmia, o gerente de Educação da ADR Joaçaba, José Junqueira de Carvalho, além de representantes do executivo e legislativo municipal, do Lions Club e do Rotary Club.

Saiba mais

Em Santa Catarina, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi implantado em 1998, em Lages. Em 20 anos de atuação, o Proerd ultrapassa a marca de 1,3 milhão de catarinenses atendidos. Nos municípios de abrangência do 26º BPM, são mais de 35 mil crianças beneficiadas.

Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Comunicação

Veja agora

Polícia Civil desmente boato de prisão do policial “Maneco” e afirma que responsabilizará autor

A Polícia Civil de Santa Catarina, representada pelo Delegado de Polícia da 11ª Delegacia Regional …