Exames de Covid-19 estão represados na região devido ao aumento de demanda e redução da capacidade de processamento

Os exames da Covid-19 voltaram a atrasar na região Oeste e Meio-Oeste Catarinense nas últimas semanas devido a redução da capacidade de processamento por parte do Laboratório da Embrapa Suínos e Aves.

De acordo com Claudimir Piva, responsável pela Regional de Saúde em Concórdia, houve a substituição de um equipamento no Laboratório da Embrapa que apresentou defeito. Agora, a máquina reduziu de 500 para 200 exames diários. Por isso, muitos resultados estão represados.

Outra situação que preocupa é o aumento de demanda. Piva explica que há alguns meses menos material era coletado pelas Prefeituras do Oeste e Meio-Oeste, porém com o crescimento de casos a média que era de 40 exames só da regional de Chapecó passou para 100 diariamente.

Uma das alternativas para conseguir ampliar o número de resultados foi de encaminhar alguns exames para Curitiba no Paraná. Em Chapecó, também foi viabilizada uma pré-triagem agilizando o fluxo das coletas que seguirão para os laboratórios. Piva acredita que muitos exames ficarão represados nesse período devido ao aumento de demanda e a redução de capacidade de processamento do Laboratório da Embrapa Suínos e Aves em Concórdia.

Segundo as informações, no Estado são quase 6 mil testes aguardando resultado.

Fonte: Rádio Atual

Veja agora

Unoesc Basket Joaçaba disputa a final dos Jogos Universitários Brasileiros

Os gigantes do Basket Joaçaba embarcaram para Brasília (DF) no último domingo (13), para representar …