Escola Municipal do Distrito de Santa Helena será fechada

Está sendo feito um amplo estudo com os investimentos em educação no município de Joaçaba. Uma das ideias da Administração é a otimização de espaços e de profissionais no processo de ensino aprendizagem. Algumas escolas do município possuem um número restrito de alunos, o que não justifica o funcionamento das mesmas, já que pode-se oferecer a educação em uma outra escola próxima ,com uma estrutura maior.

Escola Municipal do Distrito de Santa Helena será fechada
Escola Municipal do Distrito de Santa Helena será fechada

A Administração já falou da intenção e do projeto da escola única. A partir desse cenário, algumas medidas já começam a serem executadas a partir de 2018, como o encerramento das atividades da Escola Municipal Anita Lopes Vieira de Santa Helena. Os alunos serão realocados no NUPERAJO e os professores em outras escolas de acordo com a demanda, sendo que toda a disponibilização de transporte fica por conta do município.

No ano, a Secretaria de Educação tem um orçamento previsto de 26 milhões, aproximadamente 2.150.000 mensais. Deste valor, 2 milhões são gastos com folha de pagamento, restando 150 mil reais para manutenção das escolas e investimentos, que é um valor muito reduzido, haja vista que é dever do setor público prover a manutenção e investimentos, o que tem sido feito de forma brilhante pela atuação das APPS. É necessário inverter este cenário. As APPs devem continuar investindo, mas como colaboradores.

A escola Anita Lopes Vieira é uma escola multisseriada (alunos de séries diferentes na mesma sala com apenas um professor) e atende atualmente apenas 48 alunos, dos quais apenas 21 são da comunidade.

Os alunos terão o mesmo atendimento de qualidade no NUPERAJO, com a garantia de atividades no contraturno, como atividades esportivas, reforço, Museu, entre outras.

Na próxima semana, a Administração Municipal irá apresentar um projeto sobre a reestruturação de toda a rede de ensino e a situação de outras escolas.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Veja agora

Mesa-tenistas de Joaçaba conquistam mais 21 medalhas estaduais

Os atletas da Pró Tênis de Mesa de Joaçaba participaram de três competições estaduais nestes …