Emenda do deputado Pedro Uczai equipará Centro Cirúrgico do HUST

Emenda do deputado Pedro Uczai equipará Centro Cirúrgico do HUST
Emenda do deputado Pedro Uczai equipará Centro Cirúrgico do HUST

Na sexta-feira (20), o Diretor Geral do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), Alciomar Marin, recebeu o deputado federal Pedro Uczai para uma reunião no Salão de Atos, para que pudesse agradecer o empenho da emenda parlamentar impositiva individual no valor de R$ 4 milhões que servirá para comprar equipamentos importantes para o Centro Cirúrgico do hospital, que está sendo ampliado. Além dos dois, sentaram-se à mesa de debates, o vereador de Joaçaba Sérgio Favretto e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jair Schuller.

– O novo centro cirúrgico contemplará um espaço total de 10 salas. Números deste ano, até setembro, indicam que o HUST realiza em média 626 cirurgias por mês, sendo que 70% destinado a pacientes advindos do Sistema Único de Saúde (SUS) – informa o diretor.

O deputado lembra que deixou a Pró-reitoria de Pós-graduação e Extensão da Unoesc Chapecó para assumir o segundo mandato de deputado estadual, quando teve a oportunidade de ser o autor do Artigo 170, que estabelece que o Estado deve proporcionar bolsas de estudos a estudantes catarinenses carentes.

– Eu tenho um vínculo de 27 anos com a universidade e quero fazer da saúde uma prioridade, fazendo política de uma forma honrada e decente.

Foram abordados ainda assuntos nacionais, da pauta política e da pauta da saúde. E finalizando a sua intervenção, o diretor do hospital sentenciou:

– Depois que o recurso for liberado e os equipamentos comprados, nós vamos fazer uma grande solenidade, com a presença de representantes dos 55 municípios beneficiados, a presença do deputado e de lideranças da região, para comemorarmos o que pode significar um marco para nós – garante Marin.

Unoesc

Antes de ser recebido no hospital, o deputado deu entrevista ao comunicador José Barancelli, para a Rádio Unoesc e, na sequencia foi recepcionado pela Diretora de Graduação da Unoesc Joaçaba, professora Liliane Fernandes, que na ocasião representava o Reitor Aristides Cimadon, em viagem. Acompanhando a diretora, os Coordenadores de Área e dos cursos da área da Saúde Unoesc Joaçaba.

– Hoje temos aqui principalmente representantes da área da saúde porque serão os cursos contemplados de alguma forma com este recurso que o senhor vem nos trazer porque nós aqui abraçamos o SUS e procuramos ensinar os nossos alunos a tratar as pessoas com a humanidade que elas precisam e merecem – relata Liliane.

– A vida das pessoas, não só a ideologia, deve pautar a vida. Em nossas conversas, eu pedi e os profissionais do hospital me enviaram uma lista de itens que seriam importantes para o Centro Cirúrgico. Então, dentro da verba que eu tinha disponível, achei que seria importante atender a esta demanda porque atenderia a um contingente de 55 municípios, com um montante de beneficiários em torno de 600 mil habitantes e fiz o meu maior repasse individual como deputado – disse Pedro.

Eis os itens descritos na lista: Monitor multiparâmetros para UTI; Cama hospitalar tipo Fawler mecânica; Cardioversor; Foco cirúrgico de teto; Arco cirúrgico; Sistema de Vídeo laparoscopia/En; Bomba de infusão de seringa; Ventilador pulmonar pressométrico; Desfibrilador convencional; Mesa cirúrgica elétrica; Ultrasson diagnóstico transesof; Bisturi eletrônico (a partir de 151w); Aparelho de anestesia com monitor; Vídeo laringoscópio.

Fonte: Cristina De Marco/Assessoria de Comunicação

Veja agora

Mesa-tenistas de Joaçaba conquistam mais 21 medalhas estaduais

Os atletas da Pró Tênis de Mesa de Joaçaba participaram de três competições estaduais nestes …