O Bispo Diocesano Dom Mário Marquez participou, durante o final de semana, das comemorações dos 150 anos do Bocado do Pobre. As festividades aconteceram no Santuário de Aparecida/SP e, na oportunidade, Dom Mário presidiu a celebração transmitida pela TV Aparecida para todo o Brasil. “Foi um momento único, inesquecível e de muita comemoração pela passagem histórica vivenciada pelos Missionários dos Servos dos Pobres e da Associação do Bocado do Pobre em todo o mundo”, destacou o Bispo.
Da região de Joaçaba, uma caravana acompanhada pelo Bispo Dom Mário e o Padre Amarildo, coordenador do trabalho do Bocado do Pobre em Joaçaba, juntaram-se a outras caravanas: de Curitiba – PR; Igarapé – MG e Nova Brasilândia – MT para celebrar o grande evento em Aparecida na celebração do Tricentenário do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul.
Sobre o Bocado do Pobre
O Bocado do Pobre fundado no dia 21 de fevereiro de 1867 pelo Médico e depois Padre Giácomo Cusmano nascido em Palermo – Itália em 15 de março de 1834, para dar assistência espiritual e material ao cuidado dos doentes e pobres atingidos pela cólera que atingia a população de Palermo, na época. O Padre Giácomo Cusmano fundou a Congregação das Servas dos Pobres e dos Missionários Servos dos Pobres. São João Paulo II beatificou Giácomo Cusmano aos 30 de outubro de 1983.
“Per caritatem ad Fidem”. À fé por meio da Caridade. Este é o lema que o Beato Giácomo Cusmano quis para si e para os seus seguidores e neste se revela e se realiza a mensagem de salvação que ele proclamou e realizou plenamente.
Em Joaçaba, o Seminário Servo do Pobres está localizado na Travessa Olindo José Bilibio, 160, Bairro Flor da Serra. Informações sobre doações podem ser buscadas pelo telefone (49) 35221247.
Fonte: Angelo Junior Radavelli/Pastoral da Comunicação