Conta de luz em julho permanece em bandeira tarifária amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com isso, os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) continuam pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

A decisão, ativa desde abril, é reflexo do período seco no Brasil. Com a redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, há a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem um custo de geração mais elevado.

O que são as bandeiras tarifárias?

Criado em 2015, o sistema indica o custo variável para gerar energia elétrica no país. A cada mês, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia as condições de operação e define a bandeira vigente.

  • Bandeira Verde: Sem acréscimo.
  • Bandeira Amarela: Acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh.
  • Bandeira Vermelha (Patamar 1): Acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
  • Bandeira Vermelha (Patamar 2): Acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh.

Fonte: Agencia Brasil

Veja agora

Onda de frio pode derrubar temperaturas para até -10°C e congelar estradas

Foto: Divulgação/ND Mais A primeira onda de frio do inverno atua com força sobre o …