Durante a primeira sessão ordinária do ano, realizada na última segunda-feira (4), o presidente do Legislativo hervalense, Adelar Provenci (Kiko), anunciou que sua gestão será marcada pela transparência e bom andamento dos trabalhos. De acordo com ele, para assegurar uma imagem positiva do parlamento será criada uma Comissão de Ética, com o intuito de impedir agressões verbais e ofensas entre os vereadores. “Não serão tolerados comportamentos que não condizem com o que preconiza nosso Regimento Interno e com o que a população espera de nós”, alertou.
“Quero ser um presidente de diálogo, mas não permitirei nenhum tipo de discussão no Plenário, nem antes, durante e após as sessões. Consultarei a assessoria jurídica da Casa e se houver o desrespeito tomarei as medidas cabíveis”, antecipou Kiko, que também se referiu ao ataque constante ao Legislativo pelas redes sociais. “São pessoas que não nos conhecem, e muito menos conhecem o nosso trabalho. Somos um Poder constituído e temos que ser respeitados”.
O presidente também frisou que haverá mudança na forma de inclusão de proposições na pauta do dia. “Tenho 30 dias para analisar cada proposição e decidir quando, e se entra em pauta. Para isso, os vereadores terão que protocolar suas matérias até às 14 horas do dia da sessão, pois as proposições de última hora acabam atrapalhando o trabalho da Assessoria Legislativa”.
Kiko também informou que neste ano haverá uma redução de repasses de valor da Prefeitura para a Câmara de cerca de R 100 mil, em relação a 2018.
Quanto as Comissões Permanentes, já constituídas, o presidente da Casa disse que todos os vereadores presentes na sessão extraordinária do dia 29 de janeiro foram consultados e aprovaram por unanimidade. “Foi respeitado a proporcionalidade de vereadores por bancada”.
COMISSÕES PERMANENTES – 2019
Constituição, Legislação e Justiça
Presidente – Sérgio Moacir do Nascimento (PP)
Vice-presidente – Ronaldo da Rosa (PSDB)
Relator – Vanderlei Antunes da Silva (PR)
Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização
Presidente – Vanderlei Antunes da Silva (PR)
Vice-presidente – Jucemar Katchor (PSD)
Relator – Dhiego Costa (PP)
Educação, Ciências, Comunicação, Cultura, Saúde Pública e Assistência Social
Presidente – Valdenir Antônio Rodrigues (PP)
Vice-presidente – Jucemar Katchor (PSD)
Relator – Adilson Teixeira (PSD)
Transportes, Tecnologia, Informática, Obras Públicas e Urbanismo
Presidente – Adilson Teixeira (PSD)
Vice-presidente – Ronaldo da Rosa (PSDB)
Relator – Valdenir Antônio Rodrigues (PP)
Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio
Presidente – Everton Parisenti (MDB)
Vice-presidente – Osni De Ávila (PR)
Relator – João Marqueze (PSD)
Redação Final
Presidente – Dhiego Costa (PP)
Vice-presidente – Osni De Ávila (PR)
Relator – Everton Parisenti (MDB)
Fonte: Joce Pereira/Assessoria de Comunicação