Na última sexta-feira (24) a Câmara de Dirigentes Lojistas de Herval d’ Oeste fez a entrega da premiação do Concurso Recicla CDL na Escola 2017, 7ª Edição Fase Municipal. O Concurso teve a participação de 1.133 alunos de 1º a 9º ano das escolas Cruz e Sousa, Estação Luzerna, Adolfo Becker, Nossa Senhora de Fátima e Pequeno Príncipe.
Estiveram reunidos na sede CDL de Herval d’Oeste o presidente da entidade Joceli Andrade; Mauro Martini, Secretário da Educação da Prefeitura de Herval d’Oeste, Viviane Apª Campanhol Sbrusi; Diretora da Escola Municipal Professor Adolfo Becker e Gisele Bulh; Diretora da Escola Básica Municipal Estação Luzerna e a Secretária Executiva da CDL; Jennifer Apª Maciel Fernandes.
Por meio das análises e julgamento dos critérios, foram selecionados os trabalhos na fase municipal. Na categoria Redação o aluno Samuel A. Wagner, do 8º ano da Escola Básica Municipal Estação Luzerna foi o vencedor, tendo como professora orientadora: Karla C. P. Lamperti. Já na categoria Desenho: Kauã da Silva de Campos, do 5º ano, do Grupo Escolar Municipal Professor Adolfo Becker, foi o vencedor tendo como professor orientador: Jorge A. Santos.
O presidente da CDL Herval d’ Oeste Joceli Andrade pontuou que a proposta principal do Recicla CDL na Escola, é fomentar os conceitos de educação ambiental para o maior número possível de crianças e adolescentes. Ele apresentou dados da 7ª edição do Recicla CDL na Escola que teve participação de 152.102 de 860 escolas municipais de 141 cidades catarinenses. Em 2016, 138.211alunos de 800 escolas participaram do concurso. Em 2017 teve um acréscimo de quase 10% em relação ao ano passado. Os alunos do 1º ao 5º anos fizeram os desenhos em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global? ”. Já os alunos do 6º ao 9º ano, escreveram redações sobre o tema que visa alertar para os problemas provocados pelo aumento da temperatura da Terra.
“Esta ação promove a conscientização sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente entre os estudantes e além disso, aproxima a entidade da comunidade. Precisamos agir, e mostramos que com pequenas atitudes podem melhorar a cidade, o Estado e o País”, destacou Joceli.
As etapas e premiação do concurso acontecem em 2 níveis, municipal e estadual. O prêmio é um kit escolar composto por mochila, caderno e outros materiais. Os campeões a nível municipal ganham 1 Kit Escolar da FCDL/SC, e os campeões a nível estadual são premiados com um tablet.
A cidade não teve nenhum trabalho selecionado a nível estadual, mas o desenho de Kauã da Silva de Campos foi um dos selecionados para compor o calendário de 2018 da FCDL/SC.
Fonte: Nativa comunicação