Na noite de terça-feira (10), quem passou pelas proximidades do ponto de ônibus localizado no campus 1 da Unoesc Joaçaba, deparou-se com uma cena assustadora. Polícia no local, cones sinalizando a pista, fumaça e um carro destruído. A cena típica em acidentes graves foi montada pelos acadêmicos da 7ª fase do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, que na disciplina de Projeto Experimental desenvolveram a campanha “Não foi acidente”, destinada a chamar a atenção sobre dirigir e usar o celular ao mesmo tempo.
A campanha foi desenvolvida pelos acadêmicos Bruna Vier, Lucas Sangaletti Anziliero, Ronaldo Kunzler e Stephanie Aparecida de Souza Bello, sob a orientação do coordenador do curso, professor Paulo Ricardo do Santos, e das professoras Silvia Spagnol Simi dos Santos e Vanessa Balestrin em parceria com a prefeitura de Joaçaba e contou com o apoio do 26º Batalhão da Polícia Militar de Herval d’Oeste.
— Queríamos algo que realmente impactasse porque buscamos alertar que não se trata apenas de uma resposta rápida, de uma olhadinha nos apps, usar o celular e dirigir pode custar a vida — comentou a acadêmica Stephanie Aparecida de Souza Bello.
Além da ação realizada no campus, os acadêmicos desenvolveram outras peças publicitárias e materiais para divulgação nas redes sociais. A professora Vanessa Balestrin, que esteve orientando os acadêmicos, destacou que o propósito da formação acadêmica é, além do conhecimento teórico e prático, despertar nos acadêmicos o olhar para a realidade na qual estão inseridos e neste caso a criação de campanhas com apelos sociais cumpre muito bem esse propósito.
— Durante a disciplina de Projeto Experimental foram desenvolvidas quatro campanhas e todas tiveram um apelo que impacta a sociedade. Destaco a criatividade e o empenho desses acadêmicos que não mediram esforços para aplicar o conhecimento adquirido e gerar um resultado de impacto com as campanhas que criaram — destacou a professora.
AÇÃO NA PRAÇA DA PREFEITURA
Nesta quarta-feira (11), os acadêmicos expuseram a campanha na praça da Prefeitura em Joaçaba. No local foram colocados o carro batido e os banners da campanha, o que deu ainda mais visibilidade para a ação. Alunos do Colégio CERT estiveram observando a ação, bem como, os pedestres que passavam pela rua.
Fonte: Ascom