Um grupo de colaboradores voluntários que formam a Associação de Moradores de Sede Sarandi estão mantendo o espaço da extinta Escola de Ensino Fundamental Graça Aranha localizada na comunidade há 20 quilômetros do centro de Herval d’Oeste.
Na semana passada, a reportagem da Rádio Líder esteve no local e verificou a situação do espaço que apresentava-se ocioso mediante as informações recebidas. Na tarde da última sexta-feira (11), a Rádio Líder esteve novamente na Comunidade e conversou com uma das moradores responsáveis pelos cuidados do espaço que nos repassou novas informações.
De acordo com a mulher, que preferiu não se identificar, o local está sendo bem utilizado pela comunidade. As salas recebem entre outras atividades, as reuniões do Clube de Mães, Catequese, Terceira Idade e Associação de Moradores. Além disso, diversos cursos, entre eles o do SENAR, já foram realizados na extinta unidade escolar. A moradora disse ainda que alguns computadores com a disponibilidade de internet são oferecidos às crianças que necessitam.
Sobre a conservação do espaço, no mínimo uma vez por mês equipes da comunidade realizam a limpeza da Escola Graça Aranha afim de garantir a manutenção do espaço. Sobre o futuro daquele espaço, estuda-se a implantação de um museu ou de um Centro de Convivência para a Terceira Idade.
No link (clique aqui) acompanhe a matéria feita pela Rádio Líder na semana passada.