Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Frei Rogério criaram um protótipo de triciclo elétrico que utiliza energia limpa, para demostrar a capacidade de aproveitamento da energia, que seria dispersada, para a própria locomoção do triciclo.Mateus Cadorin da Silva, Marco Antonio Filipini, João Pacce Andreoni, João Lucas Cecconello C. da Silva, Joanna L. M. Wilbert e André Mattevi, com a supervisão do professor de física Alexandre Veiga, utilizaram peças de bicicleta, sistemas de polias, motor elétrico e alternador para ciar o triciclo elétrico.
Segundo Mateus, a ideia do projeto foi baseada na razão da grande poluição causada pelos veículos. O triciclo utiliza a energia cinética, que seria desperdiçada, para movimentar um alternador, que converte a energia em eletricidade, alimentando assim uma bateria que movimenta o triciclo.
“Criamos um meio de transporte que utiliza uma energia barata, inesgotável e principalmente limpa, não causando impactos ambientais. Este projeto se baseia na adoção de ações de sustentabilidade, as quais garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das futuras gerações”, avalia João Lucas.
O triciclo estará exposto na Mostra de Conhecimentos Marista, que acontece nesta quinta-feira (13) à noite e na sexta-feira (14) de manhã e a tarde, nas dependências do Colégio Marista Frei Rogério.