Lançadas ações do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe

Lançadas ações do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe
Lançadas ações do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe

Na manhã da última quarta-feira, 2 de maio, representantes da Unoesc e outras instituições de ensino, prefeitos, empresários e entidades estiveram reunidos no Clube Cruzeiro, em Joaçaba participando do evento de lançamento das ações do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe – 2018- 2020. Essas ações ganharão força com o fomento da Emenda parlamentar do Deputado Federal Jorginho Mello aprovada ao junto ao Ministério da Ciência Inovação, Tecnologia e Comunicação.

— O Polo Inovale estará atuando com atividades de capacitação de empreendedores inovadores, diagnóstico socioeconômico, o estudo de novos habitats de inovação e a consolidação dos existentes, dentre outras ações, como a implantação de um centro de inteligência regional. O site do Polo Inovale também foi reformulado e estará à disposição para ser um ambiente virtual voltado à geração de novos negócios — explicou o pró-reitor de pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Unoesc e presidente da Fundação Cetepi, mantenedora do Polo Inovale, professor Fábio Lazzarotti.

Após conhecerem quais as frentes de atuação com o recurso concedido, os prefeitos e entidades presentes assinaram o termo de adesão ao Polo. Foram apresentados os resultados de projetos já realizados e o case de sucesso da empresa Odeme Dental Research, do empresário Rafael Patzlaff, que teve início no habitat da Pré-incubadora da Unoesc e, posteriormente, deu continuidade ao empreendimento na Incubadora Tecnológica de Luzerna, sendo a primeira empresa graduada da Incubadora.

Em sua fala, o Reitor da Unoesc Aristides Cimadon, agradeceu a parceria do Deputado Jorginho Mello que com sua representatividade conseguiu a destinação do recurso da Emenda e destacou o quanto as atividades desenvolvidas contribuirão para o desenvolvimento da região em que o Polo Inovale está inserido.

Após o encerramento da solenidade, os presentes foram convidados a visitar os habitats de inovação do Polo, como a pré-incubadora da Unoesc-Joaçaba, junto ao espaço da Agência de Gestão da Inovação e de Relações Institucionais (AGIR), a Incubadora Tecnológica de Luzerna e o Centro de Inovação, cuja obra está sendo construída em um terreno doado pela Unoesc próximo ao campus 1 da Universidade em Joaçaba e poderá abrigar diversos empreendimentos tecnológicos e inovadores, além de entidades de apoio e prestadores de serviços.

Saiba mais sobre o Polo Inovale

O Polo Inovale é um parque tecnológico regional que começou a ser idealizado em 2009, a partir de um Edital da Fapesc, envolvendo 14 municípios da região da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR-Joaçaba) e tem como objetivo promover o desenvolvimento da região do Vale do Rio do Peixe por meio da Inovação.

A base do Polo Inovale está na reunião de organizações que visam a geração de empreendimentos inovadores, novos produtos, serviços, tecnologias de maneira disseminada na região do Meio-Oeste. Participaram da elaboração do projeto além da Unoesc, a ADR-Joaçaba, a AMMOC, a Associação Comercial (ACIOC), a Epagri, o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Sebrae, o Senai e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Veja agora

Professora de educação física morre em colisão na BR-153

Uma jovem de 28 anos perdeu a vida na manhã desta quarta-feira (20) em um …