A Polícia Militar Ambiental (PMA) inaugurou na manhã desta segunda-feira (2) a nova sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
Devido à necessidade de prestar um atendimento efetivo na região, a antiga sede em Herval d’Oeste não dispunha mais de estrutura física condizente com a atual necessidade. Tampouco, permitia que fossem realizadas obras de ampliação capazes de suprir as demandas. Sendo assim, após o esforço conjunto de vários órgãos e instituições, a unidade do 2º pelotão foi transferida para a Rua Armindo Heberle, bairro Vila Remor, em Joaçaba.
O evento foi prestigiado pelo comandante do Policiamento Militar Ambiental (CPMA), coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional, Rafael Laski, o inspetor chefe da 7° delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Omar Alrélio, o gerente regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Marcos Weiss, o prefeito de Joaçaba, Dioclesio Ragnini, o vice-prefeito de Herval d’Oeste, Mauro Martini, o juiz de Direito, Ildo Fabris Junior, a promotora de Justiça, Luiza Zuardi Niencheski, o comandante da 10ª Região de Polícia Militar Ambiental, coronel Luiz Roberto Muller, o comandante do 2ºBPMA, tenente-coronel Jorge Luiz Haack, além de demais oficiais, praças, autoridades civis e familiares.
Nova estrutura
A nova estrutura conta com oito mil metros quadrados de terreno e mil metros quadrados de área construída. As instalações físicas ressalvam critérios de sustentabilidade, contando com composteira para transformação dos resíduos orgânicos, sistema de aquecimento solar da água e células fotovoltaicas, que transformam a energia solar em energia elétrica. Ainda, até o final de 2018, será instalada uma cisterna para captação e reaproveitamento de água pluvial.
Com as condições de trabalho renovadas, os policiais militares poderão dar continuidade na prestação de serviços de excelência à população catarinense.
Histórico da unidade
Até o ano de 2001, a região do Vale do Rio do Peixe não contava com uma unidade da Ambiental, sendo atendida pelos pelotões de Polícia Militar Ambiental de Chapecó e Lages. Entretanto, em setembro de 2001, ocorreu a implantação de uma unidade da PMA em Herval d’Oeste, a qual tinha como subordinados um grupo em Videira e outro grupo em Caçador. Após reestruturação organizacional da Polícia Militar Ambiental, o pelotão de Herval d’Oeste recebeu a designação de 2º Pelotão e passou a ser subordinado à 1º Companhia, com sede em Lages.
Para o atendimento de ocorrências o 2º Pelotão dispõe atualmente de 28 policiais militares, seis viaturas 4×4, quatro embarcações e um drone. Sua circunscrição territorial de atendimento estende-se por 39 municípios catarinenses, ou seja, mais de 12% do território estadual, e uma população estimada pelo IBGE, em 2015, de mais de quatrocentos e vinte mil habitantes. O atual comandante da unidade é o 1º tenente Joel Gaio.
Fonte: Polícia Militar Ambiental de Joaçaba